FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Secretaria de Estado da Saúde prioriza vacinação contra Influenza para idosos e doentes crônicos

campanha contra influenza 2017 20170412 2094500780

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em conjunto com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), promoveu, nesta semana, uma entrevista coletiva à imprensa destacando o incentivo à imunização contra o vírus Influenza (gripe).

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Santa Catarina começará no dia 17 de abril e se estenderá até 26 de maio, sendo o dia 13 de maio o dia D de mobilização nacional, conforme o novo calendário anunciado pelo Ministério da Saúde (MS). Em Santa Catarina, 1.864.566 pessoas deverão ser imunizadas este ano.

Durante os dias de 17 a 21 de abril, o Governo do Estado irá priorizar a imunização das pessoas com 60 anos ou mais e dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A decisão de iniciar com esse público alvo baseou-se por ser o grupo que mais houve internações e mortes em 2016. Pesou também na decisão o cronograma de distribuição das vacinas anunciado pelo Ministério da Saúde, que prevê o envio de apenas 25% do total de doses até o dia 5 de abril. Além do fato de que esse público representou 72% das internações e 77% dos 108 óbitos notificados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em 2016.

Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera
Contape
Maderonchi

campanha contra influenza 2017 20170412 1490927584

Para o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, a qualquer sinal de sintomas da gripe o paciente deve procurar uma unidade de saúde para receber o tratamento adequado. “Contamos com o apoio de todo o sistema de saúde, municipal e estadual, para fazer um trabalho totalitário. O apelo para que as pessoas, principalmente as dos grupos prioritários, com doenças crônicas e puérperas, compareçam já a partir do dia 17 de abril nas unidades de saúde. Temos certeza de que vamos superar o número do ano passado, o qual ultrapassou os 97%. Estamos confiantes dessa presença maciça da população de Santa Catarina, que é uma média bem superior à taxa de vacinação dos estados do país”, declara.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) alerta para o vírus H3N2, que predominou no inverno do hemisfério Norte e que costuma comprometer mais os idosos e crianças pequenas neste período. De acordo com o superintendente de vigilância em Saúde, o médico infectologista Fábio Gaudenzi, além da vacinação, que tem como objetivo reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus, “a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a gripe. Medidas simples de higiene, como lavar as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar, sempre utilizar álcool gel”. Ainda segundo Gaudenzi, o Brasil realiza a maior campanha de imunização pública contra a Influenza no mundo, sendo também um dos cinco primeiros países com maior contingente de idosos.

Este ano, o público alvo da campanha foi ampliado a partir da inclusão dos professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, que totalizam 94.362 pessoas no estado. Devem também ser vacinados os indivíduos com 60 anos ou mais (população estimada em 670.028 em Santa Catarina), as crianças entre seis meses e menores de cinco anos (384.460), as gestantes (69.968), as puérperas – até 45 dias após o parto (11.490), os trabalhadores de saúde (130.708), os povos indígenas (10.017 pessoas), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais* (470.671 pessoas), os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade (18.530 pessoas), e os funcionários do sistema prisional (4.332). A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% dos 60 milhões de brasileiros que compõem o público-alvo.

Novidade de 2017

A novidade para este ano é a inclusão de professores das redes pública e privada no público alvo. Para receber a vacina, basta se dirigir a uma unidade de saúde com sala de vacina. “Os professores precisam apresentar comprovante de vínculo com uma instituição de ensino e as pessoas dos grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais precisam apresentar prescrição médica com a indicação para a vacina”, explica a enfermeira Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização da Dive/SC.

Quem pode se vacinar?

Poderão se vacinar todas aquelas pessoas que fazem parte do grupo de risco: pessoas com 60 anos ou mais, grávidas e mulheres até 45 dias depois do parto, crianças de seis meses até cinco anos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, apenados e pessoas que trabalham no sistema prisional, professores das redes pública e privada, e toda a população indígena. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos que estão cadastrados. Saiba onde buscar a vacina no site www.gripe.sc.gov.br.

*Indivíduos que apresentem pneumopatias, incluindo asma, cardiovasculopatias, nefropatias, hepatopatias, doenças hematológicas, distúrbios metabólicos, transtornos neurológicos e do desenvolvimento como epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outros, imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids ou outros, obesidade e pacientes com tuberculose, de todas as formas.

Francine Ferreira – Letícia Wilson / Patrícia Pozzo


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé 04

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo