O governador Raimundo Colombo assinou nesta segunda-feira, 4, o acordo de cooperação entre o Governo do Estado e o Governo da Província de Misiones-Argentina e o convênio técnico para viabilizar a vinda de policiais argentinos para a próxima edição da Operação Veraneio 2017/2018, com lançamento oficial previsto para 15 de dezembro.
Os atos foram realizados na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, com honras militares ao governador da Província de Misiones, Hugo Passalacqua na presença do secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, e cúpulas da Segurança Pública catarinense e argentina e do secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira.
“Devemos receber cerca de 1,5 milhão de argentinos nessa temporada de verão. No ano passado foram 650 mil, um crescimento muito significativo. Então nós estamos cuidando, em conjunto, e agindo de todas as formas em uma questão básica que é a Segurança Pública na temporada de verão. Mas tratamos também de agilizar a passagem de fronteira que tem entre o Oeste e Misiones para que eles tenham duas alternativas. Tem Dionísio Cerqueira também que faz com que a gente consiga melhorar as questões de trafegabilidade”, explicou Colombo.
O objetivo do acordo de cooperação é de estimular a integração e o desenvolvimento mútuo, buscando mais aproximação econômica e social entre as populações vizinhas, com ênfase nos municípios binacionais que compõem a faixa de fronteira. Pelos próximos cinco anos, o acordo vai promover ações nas áreas de saúde; educação; infraestrutura e logística; desenvolvimento social; trabalho e habitação; desenvolvimento econômico sustentável e ecologia; agricultura; pecuária e pesca; vigilância sanitária; turismo; cultura e esporte; controle e segurança; e assuntos de fronteira. Este documento reedita a cooperação entre os dois lados iniciada em 2003.
“Para mim foi um ato histórico transcendente muito importante, porque fizemos um grande acordo sobre temas produtivos, mas especificamente o mais importante, nesta oportunidade, foi o convênio sobre segurança para aqueles que vêm de férias da Argentina fazer turismo no Brasil. Para nós é muito importante colocar os nossos policiais aqui para ajudar a polícia catarinense que faz um esforço muito grande e nos sentimos no dever e na responsabilidade de colaborar com eles para que todos tenham um verão feliz e que voltem tranquilos para casa”, destacou o governador de Misiones.
Já o convênio na área da Segurança Pública, visa efetivar, estimular e acompanhar ações conjuntas dos respectivos governos, a exemplo de fiscalização policial coordenada e integrada na faixa de fronteira e no Litoral, cooperação entre os núcleos de operações em ambos os lados da fronteira, compartilhamento de informações de segurança, treinamentos conjuntos e apoio da Província de Misiones à operação veraneio de Santa Catarina. Eles atuarão como policial observador e elemento de ligação para auxiliar nas ocorrências envolvendo turistas argentinos. A expectativa é de que os policiais argentinos fiquem sediados em Florianópolis e Balneário Camboriú.
“É um termo internacional importante em várias áreas, mas principalmente na área da segurança. Hoje temos 246 quilômetros de fronteira com a Argentina, em 10 municípios. Já na linha de fronteira em Santa Catarina são 82 municípios catarinenses com uma população de aproximadamente 1 milhão de pessoas. Por isso a importância desse termo de cooperação técnica com a polícia da Argentina”, enfatizou Grubba.