Tomou posse nessa semana o novo procurador-geral do Estado, Ricardo Della Giustina, que substitui o procurador do Estado João dos Passos Martins Neto. Della Giustina era procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos há quatro anos e seu cargo será ocupado pelo procurador Eduardo Zanatta Brandeburgo, que também tomou posse na mesma solenidade, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), na Capital.
“Assumo com a missão de defender de forma intransigente o Estado em que nasci”, afirmou o novo procurador-geral do Estado, na presença de 60 pessoas, entre procuradores, servidores e familiares. Num breve discurso, ele agradeceu o governador Raimundo Colombo pela nomeação e Martins Neto pelos ensinamentos ao longo dos anos em que trabalharam juntos. “Como procurador-adjunto tive a oportunidade de poder atuar ao lado de pessoas comprometidas e competentes”.
O procurador Eduardo Brandeburgo manifestou a satisfação de poder colaborar com o Estado e com a sociedade catarinense no cargo de procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos. “Tenho um sentimento antagônico ao ver duas pessoas que admiro em caminhos opostos: uma saindo e outra entrando”, disse, se referindo a Martins Neto e Della Giustina.
Já o ex-procurador-geral fez um breve balanço dos seis anos em que esteve à frente da Procuradoria, destacando as vitórias judiciais que projetaram o nome da PGE junto à sociedade. “Tudo foi feito em conjunto com a brilhante equipe que estava mais próxima e também com todos os procuradores e servidores da instituição”. Ele fez questão de agradecer a cada um dos chefes, diretores e gerentes que trabalharam ao seu lado desde 2011. Em 2018, Martins Neto realizará pós-doutorado na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos.
Breve currículo dos empossados
Ricardo Della Giustina
- Nasceu em Florianópolis em 1978 e é graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2002.
- Tem especialização em Direito da Economia e da Empresa e também em Direito Constitucional.
- Em 2006 atuou como advogado da Caixa Econômica Federal.
- No mesmo ano, entrou na PGE, quando foi lotado na Procuradoria Regional de Criciúma.
- Em 2010 foi transferido para a Capital, onde atuou durante dois anos no Núcleo de Gestão e Prevenção de Ações Repetitivas (Gepar).
- Entre 2013 e 2017 foi procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos.
Eduardo Zanatta Brandeburgo
- Nascido em Florianópolis em 1980, graduou-se em Direito pela UFSC, em 2003.
- Fez especialização em Direito Tributário e também em Direito Constitucional.
- Durante dois anos trabalhou num escritório de advocacia particular até ingressar nos quadros da PGE, em 2006, quando foi lotado na Procuradoria Regional de Criciúma.
- Em 2009 foi transferido para a Capital onde atuou nas grandes ações do Deinfra e depois como consultor jurídico da Secretaria da Segurança Pública, além de ter trabalhado na Procuradoria do Contencioso e na Consultoria Jurídica da PGE.