A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) posicionou o estado catarinense na quarta posição do ranking das unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior. Santa Catarina só fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015, que foi divulgado na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).
Em uma escala de 1 a 5, a Udesc obteve conceito geral 4, dentre mais de 230 universidades e institutos federais. Somente 16% das instituições do ranking receberam conceito 4, enquanto 1% apresentou nota 5 e outros 67% recebeu índice 3. De acordo com o levantamento, mais de 80% das instituições avaliadas apresentaram índice de 1 a 3.
O mestrado da Udesc apresentou nota 4,4, e o doutorado, 4,6, índices que se aproximam da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que lidera o ranking geral no país. Entre quase 40 universidades estaduais avaliadas em 2015, a Udesc está na nona colocação.
A nota da graduação da universidade catarinense foi 3,1 no IGC, mas dois cursos conseguiram o conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): Administração e Ciências Econômicas, ambos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.
Em 2015, o Enade avaliou os bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e afins e os eixos tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.
Sobre o cálculo
O IGC é um indicador de qualidade que analisa as instituições de ensino superior todos os anos. O cálculo inclui a média de desempenho das graduações nos últimos três anos – definida com base nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) – e a combina com os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia os programas de pós-graduação.
Já o CPC é o resultado de cada curso, calculado com a nota do Enade, além da avaliação de corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos.