Uma equipe formada por 16 agentes penitenciários catarinenses embarcou nesta quarta-feira, 29, para Manaus (AM). Eles vão integrar a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), para restabelecer a ordem no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde foram registradas 55 mortes nos últimos dias. A operação é coordenada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
“Nossos agentes estão altamente treinados e capacitados para atuar em intervenção prisional”, observou o secretário da Justiça e Cidadania, Leandro Lima.
Pelo período de 90 dias, o efetivo da FTIP – formado por agentes de execução penal federal e de agentes penitenciários de diversos estados – vai exercer atividades e serviços de guarda, vigilância e custódia de presos. A operação terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do Amazonas.
A FTIP foi criada em janeiro de 2017 e, na atual gestão, o Depen passou a coordenar, exclusivamente, a força-tarefa em apoio aos governos estaduais em situações extraordinárias de crise no sistema penitenciário para controlar distúrbios e resolver outros problemas.