Santa Catarina manteve a quantidade de empregos gerados em outubro em relação ao mês anterior segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgado nesta semana. Foram 8,6 mil novas vagas de trabalho com carteira assinada, ficando em quarto lugar no ranking brasileiro atrás de Alagoas, São Paulo e Pernambuco. No Brasil, foram 76.599 postos de trabalhos.
Entre os setores de destaque ficou em primeiro lugar o comércio (3.204), seguido da indústria (2.717) e de serviços (1.728). A agropecuária também ficou em destaque com a geração de 1.160 novas vagas. Em 2017 o Estado gerou 46.170 novas vagas com carteira assinada em todas as áreas.
O governador Raimundo Colombo comemorou mais uma vez a posição de Santa Catarina na geração de empregos. “Estamos no caminho certo do desenvolvimento e isso é reflexo da força dos catarinenses, que em apenas 1% do território nacional, mostra que é possível manter o crescimento e estar entre os primeiros do país”.
Na última sexta-feria, 17 a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo IBGE mostrou que Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do Brasil. De acordo com o estudo o índice de desemprego no Estado é de 6,7%. A pesquisa refere-se ao 3º trimestre de 2017.