Reforma do Parque Centenário, pavimentação de ruas e a reconstrução do Paço também foram temas abordados no encontro com ministro Bruno Araújo
Em visita à capital Federal, Brasília, na tarde desta terça-feira, 14, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, conseguiu a liberação do Governo Federal junto ao Ministro das Cidades, Bruno Araújo, de R$ 5,4 milhões para o início da 2ª Etapa do Canal Auxiliar do Rio Criciúma. A reunião foi solicitada pelo senador Paulo Bauer e contou com a presença do vereador Daniel Freitas, secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande e a equipe de apoio da deputada federal, Geovânia de Sá.
Na oportunidade foi apresentado um vídeo ao ministro, sobre a história do Paço Municipal Marcos Rovaris, mostrando desde sua inauguração em 1980, passando pelos incêndios em 2015 e a reconstrução do prédio depois da assinatura do decreto de emergência, em janeiro de 2017. “O vídeo fez a retrospectiva da prefeitura de Criciúma com detalhes. Não tinha visto antes as imagens do incêndio. Uma tragédia. Esperamos ver a prefeitura o mais rápido possível atendendo a comunidade”, diz o ministro.
“Ele nos atendeu muito bem. Estamos com uma expectativa muito grande para a construção do Parque do Paço e para a aquisição de convênios para pavimentação de ruas na cidade. Mas a grande notícia, é a liberação de mais de 5 milhões para a 2ª Etapa do Canal Auxiliar. Voltamos de Brasília contentes e com a certeza de que poderemos retornar à capital mais vezes”, diz Salvaro.
Canal Auxiliar
Para iniciar a segunda etapa das obras de prolongamento do Canal Auxiliar ao Rio Criciúma foram investidos R$ 7,2 milhões, custeados pelo Governo de Criciúma e Ministério das Cidades, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1 e 2). A obra visa evitar alagamentos e melhorar o escoamento das águas do Rio Criciúma.
Executada desde junho de 2016 pela empresa Setep Construções S.A., a segunda etapa das obras será realizada até a rua Ângelo Peruche, no bairro Santa Bárbara, no prazo de 18 meses.
A primeira etapa das obras de prolongamento do Canal Auxiliar ao Rio Criciúma totalizou 1.700 metros de extensão entre as ruas Mario da Cunha Carneiro e Vitório Serafim, no Centro.