A gastronomia brasileira manteve em mente os sabores africanos que remontam à era colonial. Picantes o suficiente, os pratos tradicionais da Bahia irão encantar os amantes de peixe e marisco.
Para descobrir os sabores exóticos típicos da região durante sua viagem à Bahia, deixe-se tentar pelas atrações turísticas da culinária: experimente os pratos oferecidos no Tour Privado Aula de Culinária Baiana e muito mais!
Os pratos típicos de Salvador
A feijoada baiana
A feijoada baiana é um dos pratos mais populares da região. Importada pelos portugueses, esta receita à base de feijão vermelho ou preto a que adicionamos múltiplos pedaços de carne considerados não muito nobres é uma delícia. Tomate, alho, cebola, hortelã, louro, seu sabor muito pronunciado vem dos muitos aromáticos que o compõem.
O Vatapa
Este é um dos melhores pratos da Bahia. Esta receita, importada pelos africanos durante o período colonial, foi revisitada com ingredientes locais e agora consiste em pão, amendoim, leite de coco e carideas (pequenos camarões).
O bobó de camarão
Este prato é baseado em camarão e purê de mandioca. Servido com arroz, os camarões tomam um molho de leite de coco, cebola, tomate e alho.
A moqueca, um prato típico brasileiro
A moqueca é um prato que tem suas origens nos estados brasileiros do Espírito Santo e Bahia, na costa atlântica do país. Na encruzilhada das culturas portuguesa e africana, este delicioso ensopado representa este misto de influências, características da culinária brasileira.
Tradicionalmente, a moqueca de peixe é preparada com uma marinada. O peixe é marinado por 2 horas em uma mistura de ervas e condimentos: alho, cebolinha ou pato, sal, suco de limão e coentro.
Uma vez que o peixe é marinado, é colocado em uma terrina com tomates e cebolas, e uma rede de óleo de palma vermelho. Tudo fica cozido. No final do cozimento, o leite de coco é adicionado para trazer um pouco de doçura ao prato. Na maioria das vezes é servido com arroz branco.