Novamente, católicos no mundo inteiro começam a vivenciar um período especial no calendário litúrgico: o primeiro dia da Quaresma, com a celebração de bênção e imposição das cinzas, nesta quarta-feira, 10.
“É um momento importante que a Igreja oferece para todos aqueles que querem caminhar para crescer na fé, no amor a Jesus Cristo e aos irmãos e irmãs. As cinzas lembram penitência; que nós viemos do pó e que ao pó voltaremos, e que não somos filhos desta terra, somos cidadãos do céu”, afirma o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.
Conforme Dom Jacinto, para começar bem a Quaresma, o cristão católico deve participar da celebração e receber as cinzas em sua fronte, com espírito de contrição, de arrependimento e de crescimento para a vida em Cristo. “Durante toda a Quaresma, nós temos a sagrada liturgia, que prepara nosso espírito para entrar neste mistério, mas também devemos nos preparar através de obras de caridade, de amor ao próximo, de solidariedade e de fraternidade; indo ao encontro do outro, começando pelos mais necessitados, que são nossos doentes, idosos, pessoas que precisam de nossa ajuda. Sem esquecer, nunca, a confissão sacramental, que neste ano será feita com muito espírito de acolhimento, em razão do Ano Santo da Misericórdia”, orienta o epíscopo.
O bispo da Diocese de Criciúma acrescenta ainda que este período de quarenta dias pode ser vivenciado de muitas maneiras, a fim de celebrar o mistério central da fé, sustentado na Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, através do jejum, da penitência, da oração e da participação nos grupos de famílias ou celebrações que reflitam este tempo e o que a Igreja propõe. “O objetivo central é preparar bem nosso espírito, para que, através do nosso batismo, nós também nos aproximemos de Cristo. E para se aproximar Dele, precisamos de algo fundamental que é a nossa conversão. Por isso, na quarta-feira de cinzas, a gente lembra sempre daquela frase que nos convoca: ‘Convertei-vos e crede no Evangelho!’”.
Casa Comum é tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica
Neste ano, a Igreja no Brasil celebra a Campanha da Fraternidade em caráter ecumênico, tendo como ponto de referência a carta encíclica Laudato Si’, escrita pelo Papa Francisco. O tema da CFE é “Casa Comum, nossa responsabilidade”, e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).
“Este deve ser um tema em que a reflexão se volte à responsabilidade individual, quando cada um também é responsável por este cuidado com a Casa Comum. Em nossa Diocese, os grupos de reflexão e também nossas liturgias e todas as obras realizadas durante e depois da Quaresma devem ser voltadas para este cuidado com a casa comum. É um tempo de sensibilização, para que, durante todo o ano e toda a nossa vida, nossa atenção se volte ao cuidado da nossa casa, o planeta Terra”, acrescenta o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Joel Sávio.
Celebrações de Cinzas nas paróquias da Comarca de Criciúma:
Paróquia Nossa Senhora da Salete – Próspera, Criciúma
08h: Matriz
19h30min: Matriz e Presidente Vargas
Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Cidade Mineira, Criciúma
19h30min: Matriz
19h30min: São Sebastião
20h: Mina União, Vila Manaus, Santa Luzia, Nova Esperança e Jardim Montevidéo
Paróquia Nossa Senhora das Graças – Pinheirinho, Criciúma
19h30min: Celebrações em todas as comunidades
Paróquia Santa Bárbara – Santa Bárbara, Criciúma
08h: Santa Bárbara
19h30mim: Santa Bárbara
20h: Mina do Mato, Mina do Toco, Naspolini, Maria Céu, Vila Zuleima, Operária Nova e Mãe Peregrina
Paróquia Santo Agostinho – Rio Maina, Criciúma
08h: Matriz
19h30min: Matriz
19h30min: Metropol
Dia 11 – 19h30min: N. S. do Carmo
Paróquia São José – Centro, Criciúma
07h30min: Catedral
15h: Catedral
20h: Catedral
Paróquia São Miguel – Vila Nova, Içara
07h30min: Matriz
09h: Casa Manjedoura
19h: Nsa. Sra. dos Navegantes – B. Rincão
19h30min: Matriz
20h30min: Pedreiras
Paróquia São Paulo Apóstolo – Michel, Criciúma
19h30min: Matriz
Hospital São José
19h: Capela