A Epagri/Ciram emitiu um novo aviso hidrológico ressaltando que há 14 rios em 11 cidades em situação extrema por conta da estiagem em Santa Catarina. Em Forquilhinha, o Rio Mãe Luzia permanece em alerta.
De acordo com o órgão, as cidades com rios em estado de emergência são: José Boiteux, São João Batista, Passos Maia, Tangará, Concórdia. E em alerta estão Forquilhinha, Canoinhas, Alfredo Wagner, Braço do Norte, São Martinho, Rio Negrinho. Os locais onde apresentam um dos maiores déficits hídricos no estado estão localizados nas regiões Oeste e Meio-Oeste.
“As chuvas registradas na madrugada desta quinta-feira, entre Florianópolis e o Litoral Norte do Estado, não foram suficientes para alterar o déficit hídrico”, informou o pesquisador em hidrologia da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda.
De acordo com a previsão da Epagri/Ciram, Santa Catarina deve ter chuvas isoladas até a próxima semana. A chuva melhor distribuída está prevista entre 11 e 13 de maio. “Essa condição de chuva pode reverter a situação da estiagem no Estado”, disse Guilherme Miranda.
A orientação é que a população dessas cidades economize água, usando apenas o necessário para as atividades diárias até que os níveis dos rios voltem ao normal.
A Epagri/Ciram monitora os níveis dos rios a cada 15 minutos e emite dois boletins diários sobre a situação pelo site da Epagri.