A Prefeitura de Forquilhinha anunciou oficialmente na última semana, a revogação de um decreto que concedia direito de instalação de energia e água para uma empresa de transbordo de lixo no Bairro Santa Líbera. A decisão foi tomada após revolta da comunidade local, que se opôs à instalação da empresa.
A revogação do decreto foi resultado de reclamações dos moradores, que perceberam na última semana, movimentações no terreno onde a empresa iria se instalar. Há algumas semanas, após uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, foi definido que Forquilhinha não iria mais receber a instalação. Durante o encontro no Legislativo, moradores se manifestaram fortemente contra a instalação da empresa, alegando preocupações com a saúde, qualidade de vida, meio ambiente e valorização imobiliária.
Os moradores apresentaram diversos argumentos contrários à presença da empresa no bairro, destacando o potencial impacto negativo para a qualidade de vida da região. Munidos de cartazes com dizeres como “transbordo de lixo aqui não, comunidade de Santa Líbera não aceita esse retrocesso” e “já sofremos muito com mal cheiro no passado, chega!”, pediram medidas do poder público.
Após ouvir as demandas da comunidade, conforme informações da Administração Municipal de Forquilhinha, o prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, decidiu pela não instalação. Com a movimentação da empresa no terreno na última semana, a prefeitura decidiu por revogar o decreto que concedia os direitos de instalação de energia e água para a empresa de transbordo de lixo. A medida representa uma vitória para os moradores, que se mobilizaram e demonstraram a insatisfação coletiva diante da possível instalação da empresa.