Encontro ocorreu nesta terça-feira, 19, no auditório da ADR Criciúma.
Terminou nesta terça-feira, 19, o ciclo de reuniões que colocam em prática as alterações previstas na lei 16.795/2015, sancionada pelo governador Raimundo Colombo em dezembro de 2015, que transforma as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) em Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs).
O encontro comandado pelos secretários da Casa Civil, Nelson Serpa, e do Planejamento, Murilo Flores, aconteceu no auditório da ADR de Criciúma e contou com a participação das agências de Araranguá, Braço do Norte, Tubarão e Laguna.
De acordo com o secretário Murilo Flores, a partir de agora, todas as agências iniciam algumas alterações que irão fortalecer o processo de descentralização implantado ainda em 2003. “É necessário pensar regionalmente e não municipalmente. Mudamos alguns conceitos, é uma operação estratégica que vai valorizar cada ADR e suas particularidades, nosso Estado é muito diversificado”, explica Flores.
Os assuntos mais pontuais foram a redefinição do Conselho de Desenvolvimento Regional e os Colegiados Regionais de Governo, uma novidade prevista na lei. “A Agência tem que ser articuladora entre os municípios. Esta modificação estrutural é um resgate de questões fundamentais da descentralização”, conclui o secretário Serpa.
Para o secretário Executivo da Agência do Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Rosa Filho Fabris, as modificações impõe maior responsabilidade na discussão de políticas públicas para a sociedade. “Nosso trabalho continua o mesmo, porém, as novas mudanças nos colocam novas tarefas, e uma delas é pensar em um maior desenvolvimento regional”, explica Fabris.