Sem a menor dúvida, a temporada 2020 do futebol brasileiro foi a mais imprevisível e a de menor qualidade técnica da última década, tudo potencializado pela aparição da Pandemia. Se o mundo não estava preparado para combater a Covid-19, o futebol menos ainda.
A temporada começa tendo o Flamengo de Jorge Jesus como grande favorito a todas as competições, e isso se confirmou com os títulos da Recopa Sul-americana, Supercopa do Brasil e Campeonato Carioca. Porém, a pandemia chegou e JJ sai rumo ao seu país, Portugal, mais precisamente de volta ao Benfica. O Flamengo contrata o ex-auxiliar de Pep Guardiola, Domenec Torrent, e o time passa a ter muitos problemas defensivos, caindo muito de produção. Se por um lado o Flamengo caiu, outras equipes acabaram subindo.
Tanto que o título brasileiro esteve bastante perto perto do Morumbi, mas a palavra “improvável” teme em aparecer no futebol. O Internacional, muito pelo crescimento de Edenílson e Patric ao longo dos meses, conseguiu uma série de vitórias e se tornou o líder da competição! Conseguiu mesmo implementar um ritmo vitorioso impressionante e tinha mesmo o título nas mãos. Esteve na frente do campeonato brasileiro destacado, mas a 5 rodadas da conclusão, inexplicavelmente, o time quebrou completamente.
No mesmo tempo, mesmo sem empolgar, o Flamengo, que entretanto passou sob o comandado de Rogério Ceni, acumulava vitórias, muitas decididas por Gabigol, e passava a travar um duelo com o Internacional, inclusive vencendo os gaúchos na penúltima rodada. Nesse momento, o Mengão apenas precisava de uma vitória para se sagrar campeão. O último jogo do Flamengo era contra seu maior algoz na temporada, o São Paulo, e a história se repetiu: 2 a 1 para o São Paulo! Mas ao mesmo tempo, o Inter não era capaz de ir além do 0x0 com o Corinthians no Beira-Rio e os cariocas se tornaram bicampeões!
Nas competições de “mata-mata” só houve um Rei, o Palmeiras. O Verdão foi campeão da Copa Libertadores, tendo dois duelos épicos com o River Plate na semifinal e, apesar de um jogo menos vistoso tecnicamente com o Santos na final, venceu na prorrogação com um gol de Breno Lopes. Na Copa do Brasil o Palmeiras repetiu a dose, vencendo facilmente o Grêmio e levantando sua quarta Copa do Brasil, fechando a temporada de 2020. A nota baixa do Palmeiras foi apenas no Mundial, onde só conseguiu um quarto lugar.
O mínimo que se pode dizer é que 2020 foi bastante emocionante, também pelo ambiente difícil da pandemia. O povo também encontrou algum reconforto no futebol e até já deixou saudades. Porém, a temporada de 2021 começou logo no encalço, visto que a de 2020 terminou mais tarde que previsto. Mas aguardando pelo retorno dos maiores jogos, temos os estaduais atualmente, assim como a pré-libertadores que também já começou, e ainda a Copa do Brasil. Mas para mais espetáculo ainda, temos a temporada europeia que ainda vai a meio, com os turnos mais interessantes começando.
A Liga dos Campeões, por exemplo, se encontra em plenas oitavas de final. Destaque para o PSG de Neymar, que está na luta com o Barcelona de Messi. Aliás, para os especialistas do Wincomparator por exemplo, o vice do último ano, é mesmo um dos favoritos a vencer a Liga dos Campeões 2020/2021, junto do Bayern, o atual campeão. A final será no dia 29 de Maio de 2021, e talvez Neymar possa voltar a comemorar. Mas, por que não mudar um pouco de esporte?
No basquete, a NBA é sempre um espetáculo garantido, a cada partida! Os míticos Lakers venceram a última NBA, e este ano novamente, o time de LeBron James é o favorito segundo as casas de apostas. Existe grande expectativa nesta temporada de 2021 em entender se a franquia dos Los Angeles vai voltar a vencer, uma vez que poderiam se isolar como os maiores campeões de sempre. Atualmente, dividem o trono com os Celtics, com 17 anéis cada um. Segundo a página de previsões NBA do Wincomparator, os Lakers partem como favoritos, juntamente com os Bucks. Na verdade, a emoção não parou ainda! Outras competições e outros esportes estão no ar, esperando pela audiência dos torcedores.