A Diocese de Criciúma celebra, oficialmente, neste domingo, 22 de março, a Abertura do Ano da Vida Consagrada. Em todo o mundo, a Igreja celebrou seu início no dia 21 de fevereiro, dia da Apresentação do Senhor, e segue até 2016.
Uma missa marcará o momento na Catedral São José, às 10 horas, presidida pelo bispo Dom Jacinto Inacio Flach, com a presença das 18 congregações religiosas atuantes no território da Diocese: 12 delas femininas e seis masculinas. “Essa celebração marca a riqueza da Igreja, os carismas, onde se percebem os serviços que há e as necessidades que o povo têm. A vida religiosa tem base na consagração a Deus, vivendo a realidade do povo. Cada congregação, à sua maneira, expressa a totalidade de Deus dentro de seu carisma”, ressalta o coordenador da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – Núcleo de Criciúma, padre Adair Pasini (rcj).
Conforme Pasini, a vida religiosa constitui-se de três elementos: a vida comunitária, a espiritualidade e a entrega a Deus. “A consagração é uma decisão que vai mais longe do que se possa perceber. O religioso ou religiosa é uma pessoa de Deus. Por isso, é uma pessoa de luz. Seu carisma não tem dono, é um desafio de Deus para aquilo que ele(a) é. E valorizar os carismas, é um desafio para a Igreja atenta àqueles que sofrem”, pontua.
Comunidades religiosas presentes na Diocese de Criciúma:
Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus
Congregação de São José
Filhas do Divino Zelo
Franciscanas de São José
Instituto Coração de Jesus
Irmãs Adoradoras da Misericórdia
Irmãs Beneditinas da Divina Providência
Irmãs de Santa Catarina Virgem e Mártir
Irmãs Escolares de Nossa Senhora
Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado
Irmãs Sacramentinas de Bérgamo
Ordem da Visitação de Santa Maria
Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
Ordem dos Franciscanos Menores
Ordem dos Servos de Maria
Pequena Obra da Divina Providência
Pequenas Irmãs da Divina Providência
Rogacionistas do Coração de Jesus