FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Região Carbonífera registra aumento de 130% no número de cirurgias eletivas

ses1

Novo Plano de Reorganização das Cirurgias Eletivas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), implantado em maio desse ano, já começa a mostrar bons resultados na Região Carbonífera, no Sul do Estado.

A região comemora o aumento do número de procedimentos, com 2.772 cirurgias em diversas especialidades realizadas até o mês de outubro. Isso representa um incremento de 130% quando comparado ao mesmo período de 2014, com o registro de 1.180 cirurgias.

Ivanete Calisto, residente em Balneário Rincão, foi uma das beneficiadas com este plano.  A comerciante aguardava há três anos por uma cirurgia na bexiga. No início do mês de setembro, ela foi chamada para realizar o procedimento. “Da marcação da cirurgia para a realização do procedimento foi rápido. Estou me recuperando muito bem”, destaca Ivanete.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape
Coopera
Credisol

Procedimento

Atualmente, os pacientes esperam em média 10 dias para realizar um procedimento cirúrgico. “O que foi feito na região foi uma organização de cirurgias. Usamos a ferramenta de gestão de forma muito técnica, estabelecendo fluxos predeterminados, como seriam os encaminhamentos e quais os tipos de cirurgias que cada hospital faria”, explica a gerente Regional de Saúde da SDR de Criciúma, Lisiane Tuon.

As cirurgias de ortopedia, clínica geral, oftalmologia, angiologia, otorrino, proctologia, ginecologia e urologia estão sendo realizadas conforme a vocação de cada unidade hospitalar. Sete hospitais da região estão envolvidos no processo. São eles: São José (Criciúma), São Donato (Içara), São Marcos (Nova Veneza),  Nossa Senhora da Conceição (Urussanga),  São Roque (Morro da Fumaça),  Santa Otília (Orleans) e São Judas Tadeu (Meleiro).

Os hospitais na Região da Amrec somam 600 leitos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que ainda podem ser explorados.

Reorganização

O plano de reorganização começou a ser estudado em março, e entrou em operação efetivamente em maio deste ano. O objetivo é distribuir as cirurgias de média complexidade em seis hospitais do Sul, aumentando a sua produtividade, taxa de ocupação e, automaticamente, diminuindo as filas das cirurgias eletivas que se concentravam no Hospital São José, em Criciúma.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, o objetivo do Estado é zerar as filas de cirurgia da Região Sul até o final de 2015. “A ideia é usar essa experiência em outras regiões do Estado no sentido de poder ampliar e fortalecer os mutirões de cirurgias, trabalhando em parceria com os municípios para acabar com as filas em toda Santa Catarina”, destaca  Kleinübing.

Divisão das especialidades nos hospitais da região

  • Hospital São Donato de Içara: Ortopedia, geral, oftalmologia, otorrino e ginecologia.
  • Hospital São Marcos de Nova Veneza: geral, otorrino, ortopedia, ginecologia, oftalmologia, proctologia e obstetrícia.
  • Hospital Nossa Senhora da Conceição de Urussanga: Ortopedia, otorrino, vasectomia e laqueadura.
  • Hospital de Caridade São Roque de Morro da Fumaça: geral e otorrino.
  • Hospital Santa Otília de Orleans: geral e ortopedia.
  • Hospital São Judas Tadeu de Meleiro: geral, ortopedia e ginecologia.
Francine Ferreira – Gabriela Ressel
Foto: Paulo Goeth


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 01

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo