Considerado referência na região, o centro de triagem de Forquilhinha recebeu na última semana uma comitiva dos municípios de São Ludgero e Braço do Norte. O objetivo era conhecer o funcionamento do local e da coleta seletiva, para futura implantação na região. Estiveram presentes o prefeito de São Ludgero Volnei Weber, o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Rodrigo Pavei, o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Braço do Norte, Raul Coan, o Diretor do Setor de Plásticos da Acivale, Kim Schlickmann, o Diretor Executivo da Acivale, Dhiego Della Giustina, e o representante do Grupo Copobras associado da entidade, Gleison Garcia.
Em Forquilhinha, o plano de Municipal de Resíduos Sólidos tornou-se lei em 2010. Já o centro de triagem foi inaugurado em 2012. No mesmo ano foi criada aAssociação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha (Acafor). Acoleta seletiva é realizada em 100% dos bairros e também na área rural. “Já visitamos cidades que fazem a coleta seletiva e que tem centro de triagem. Decidimos visitar Forquilhinha pela referência positiva que tínhamos. Agora, conhecemos, ouvimos as autoridades locais da cidade e temos uma boa base”, comentou o prefeito Volnei Weber.
Recepcionaram a comitiva, o prefeito Dimas Kammer, o vice-prefeito Félix Hobold, a Superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Lilian Arns, a Coordenadora de Educação Ambiental e Bem Estar Animal, Daiane Vitali Rampinelli, o Coordenador do Centro de Triagem de Recicláveis, Renato Correa Leandro, e o Secretário de Governo Muriel Zanette.