Objetivo é estender o programa a todas as comunidades do município.
Um ano após a implantação da primeira Rede de Vizinhos pela Polícia Militar de Forquilhinha, o número de participantes no município já chega a mil pessoas, divididas em 13 diferentes redes. Pautado na filosofia da polícia comunitária, o programa tem como objetivo promover parcerias e fortalecer a cidadania e as relações interpessoais, principalmente entre os moradores e a Polícia Militar, por meio de grupos no Whatsapp.
De acordo com o responsável pelo programa em Forquilhinha, sargento Lima Vieira, com a Rede de Vizinhos as pessoas podem interagir através de aplicativo de troca de mensagens, colaborando para a construção de uma comunidade mais segura.
Nesse primeiro ano de atuação, a efetividade do programa já foi constatada em duas oportunidades, em momentos que a ação de criminosos foi frustrada mediante a interferência dos moradores, em conjunto com a Polícia Militar. “Além das situações em que de fato o delito não ocorreu por interferência da rede, percebe-se também uma diminuição significativa no número de crimes nos bairros participantes, além de uma maior proximidade da comunidade com a corporação”, destaca o sargento Lima Vieira.
O objetivo é que, futuramente, o programa seja estendido à todos os bairros de Forquilhinha. Mais informações podem ser obtidas por meio do contato (48) 3403-1312, ou no Pelotão da Policia Militar.