Em 2019 o Governo de Santa Catarina mudou a forma de administrar e fazer a manutenção das rodovias estaduais. Com a criação do Projeto Recuperar, firmou parcerias com municípios através de consórcios interfederativos e melhorou a capacidade de investimentos no Estado. O novo modelo de gestão encerra o ano com nove consórcios tratados, abrangendo 15 associações de municípios conveniadas.
“O Recuperar já apresenta resultados, é mais econômico e tem serviços de qualidade. Geralmente se jogava um pouco de massa asfáltica em cima dos buracos e logo voltava a situação anterior na primeira chuva. O que está se fazendo agora é uma intervenção mais técnica, tanto na roçada quanto na desobstrução na questão pluvial e na recuperação asfáltica”, afirma o governador Carlos Moisés.
O projeto funciona de forma colaborativa. O Governo do Estado repassa os recursos para execução dos trabalhos e os municípios, ligados aos consórcios, apontam os trechos e os serviços prioritários nas rodovias. Cabe à Casa Civil, através da Central de Atendimento aos Municípios (CAM), fazer as discussões individuais com os consórcios e construir o melhor modelo que atenda cada região. “O governador Carlos Moisés criou um projeto que torna mais ágil e mais econômico o serviço de manutenção de estradas estaduais. A iniciativa foi discutida com os presidentes das associações de municípios e com a Fecam e construída ao longo do ano”, explicou o chefe da Casa Civil, Douglas Borba.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade dá seguimento à parceria, firma os convênios e fiscaliza os trabalhos. Segundo o secretário Carlos Hassler, o Recuperar é uma grande oportunidade de trazer as prefeituras para junto do Estado. “O projeto não é um repasse de responsabilidade das estradas estaduais. É a união de forças para resolver um problema que atinge a todos”, disse.
Associações tratadas em 2019
- Amauc – Alto Uruguai;
- Cimvi – Médio Vale do Itajaí;
- Amplanorte – Planalto Norte;
- Amorel – Região de Laguna;
- Cim-Amfri – Foz do Rio Itajaí;
- Amvali – Vale do Itapocu;
- Amesc – Extremo Sul;
- Amrec – Região Carbonífera;
- Ammoc – Meio Oeste Catarinense;
- Amarp – Alto Vale do Rio do Peixe;
- Amplasc – Planalto Sul de Santa Catarina;
- Amurc – Região do Contestado;
- Amnoroeste – Noroeste Catarinense;
- Amunesc – Nordeste de Santa Catarina;
- GranFpolis – Grande Florianópolis.