Nutricionista Vanessa Córneo Viola – CRN10 4561
A quinoa é um alimento de alto valor biólogo, pois possui todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa para funcionar adequadamente. Ela é fonte de inúmeros nutrientes como cálcio, ferro, ácidos graxos ômega 3 e 6 e vitaminas do complexo B.
Ela ajuda no fortalecimento muscular, pois é rica em proteína, principalmente para quem pratica atividades físicas. Previne de doenças cardiovasculares, reduzindo as taxas altas de colesterol, fortalece os ossos, prevenindo a osteoporose e hipertensão.
E ela ainda é fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso e produção de hormônios. Suas fibras dão a sensação de saciedade, favorecendo o emagrecimento. Também é rica em zinco, que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.
Contudo, ela pode ser consumida também por quem é celíaco, já que não contém glúten.
Quando consumida em grãos, seu cozimento é o mesmo do arroz, só deixe ela de molho por 40 min. para tirar os fatores anti-nutricionais, substâncias que diminuem a absorção de alguns nutrientes.
E você também pode consumir os flocos em saldas, tortas, iogurtes, vitaminas…
E a receitinha com esse super alimento é um hambúrguer!
Ingredientes:
- ½ xícara (chá) de quinoa cozida (igual o cozimento de arroz);
- ½ cenora ralada;
- 1 abobrinha verde ralada com a casca;
- ½ xícara (chá) de brócolis;
- 2 colheres (sopa) de gergelim;
- 1 cebola picada;
- 1 colher (sopa) de amido de milho;
- 1 colher (sopa) de óleo;
- 1 tomate.
Modo de preparo:
Corte a cebola em rodelas finas, coloque em uma frigideira com um pouco de óleo e deixe dourar, na sequência coloque todos os legumes. Mexa constantemente com o fogo baixo, para deixá-los al dente. Coloque a quinoa, acrescente o amido (em um pouco de água) mexendo sempre até criar liga, adicione também o gergilim. Espere esfriar e faça hambúrgueres e asse ou grelhe.