Criciúma apresenta tendências de crescimento pela sua valorização no mercado imobiliário e aumento importante na procura por imóveis usados e lançamentos. O preço médio para aquisição na cidade catarinense é de R$ 443,314 e o metro quadrado gira em torno de R$ 3.531,00. Os números representam um significativo aumento no setor de vendas na região.
É certo que a dificuldade no âmbito econômico tem prejudicado significativamente vários setores inclusive o imobiliário, mas também é quase uma unanimidade que o investimento tido como mais seguro aos olhos dos clientes, segue sendo o de comprar imóvel. Mesmo com a crise, a habitação no Brasil se mantém e agora dá sinais reais de crescimento.
Com o mercado aquecido novamente o aumento de lançamentos já é considerável em relação há outros anos. A variedade dos recursos para adquirir um apartamento na planta ou mesmo um imóvel usado já é uma “carta na manga” dos vendedores para facilitar o processo de compra.
Um argumento muito sedutor utilizado pelos vendedores é que comprando um apartamento na planta, por exemplo, o ganho será por volta de 20% a 30% em mais ou menos dois anos, que normalmente é o prazo padrão para finalização e entrega da unidade. Muito vantajoso e atraente para qualquer consumidor.
O cenário das vendas de imóveis passou por uma fase ruim, mas mesmo em baixa, as quedas não se comparam as outras áreas do comercio, como o varejo, por exemplo. Na cidade de Criciúma é comum já encontrar muitos anúncios de lançamentos de empreendimentos nos mais variados padrões.
Com o momento turbulento que a economia brasileira passou a ainda supera, muitos planos foram deixados de lado, mas como todos os índices apontam uma melhora e expectativas positivas, aqueles que haviam deixado em espera a intenção de ter a casa própria, por exemplo, estão retomando seus planejamentos e voltando sua atenção ao setor.