Caminhoneiros autônomos de Forquilhinha se mobilizaram na tarde dessa terça-feira, 22, aderindo aos protestos nacionais contra os aumentos consecutivos no preço dos combustíveis – gasolina e óleo diesel. Uma mobilização foi realizada na SC-108, que liga o município a Meleiro, com veículos trancando a via nos dois sentidos.
De acordo com a organização do movimento, uma nova ação pacífica será realizada na manhã dessa quarta-feira, 23, a partir das 7h na mesma rodovia, com apoio de agricultores da região. O objetivo é evitar que os veículos que desviam dos bloqueios na BR-101 consigam seguir caminho pela via estadual.
A Polícia Militar Rodoviária já foi informada a respeito do próximo ato.
Fetrancesc emite nota
A Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) emitiu uma nota, assinada pelo presidente, Ari Rabaiolli, e pelo vice, Dagnor Schneider, em apoio aos protestos. No texto, a federação se diz contrária aos constantes reajustes do preço dos combustíveis que prejudicam o setor de transportes.
“Além de dificultar toda a cadeia produtiva do país, os reajustes inviabilizam financeiramente o cotidiano das empresas e novos investimentos que poderiam aprimorar o setor. Eles são um exagero, diante de uma taxa de inflação abaixo da média e da excessiva carga tributária do Brasil que incide no transporte”, diz a nota, frisando que a federação é solidária aos protestos, desde que feitos de forma pacífica.