Alex Sandro Teixeira da Cruz será homenageado na próxima segunda-feira, 23.
O Promotor de Justiça Alex Sandro Teixeira da Cruz receberá na próxima segunda-feira, 23, em Florianópolis, a Comenda do Legislativo Catarinense. A homenagem da Assembleia Legislativa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados atende proposição do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT).
“O promotor é conhecido pela retidão e conduta profissional irrepreensível, e tem atuação destacada nas ações, programas e projetos de assistência social e defesa do consumidor, por isso essa merecida homenagem”, explica Minotto.
Como promotor, Alex Sandro Teixeira da Cruz celebrou o Termo de Ajuste de Conduta referente a UTI Neonatal do Hospital Santa Catarina reduzindo drasticamente mortes de recém-nascidos. “Esse foi sem nenhuma dúvida a melhor iniciativa que tivemos ao longo desses anos de atuação”, comenta Teixeira da Cruz.
“Recebemos essa honraria com muito orgulho e satisfação, pois é o reconhecimento de toda uma vida dedicada a defender os interesses da população catarinense. Ainda mais vindo de um parlamentar atuante e que vem se destacando como o Deputado Minotto, apesar de toda a sua juventude”, completa o promotor.
Também concebeu o Programa Piá, pioneiro e referência em Santa Catarina na reciclagem de equipamentos eletrônicos em forma de computadores para as escolas, e criou o Programa Penas Alternativas Pró-Comunidade com recursos para organizações da sociedade civil organizada, especialmente entidades dedicadas à crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência e idosos.
Ele também desenvolveu o Programa Alimento Sem Risco e a Planilha de Avaliação dos Custos do Transporte Coletivo, além de criar a fixação de rotinas para a destinação de recursos oriundos das penas alternativas para projetos das entidades filantrópicas e assistenciais do município de Criciúma, ao qual já beneficiou inúmeras instituições.
Quem é?
Alex Sandro Teixeira da Cruz, nasceu em Porto Alegre, em 11 de maio de 1963, filho de Herohito Vianna da Cruz e Dilma Teixeira da Cruz, é casado com Ana Paula Bivar Gilii Teixeira da Cruz, e pai de Ricky, de Matheus e do pequeno Victor.
Concluiu sua formação escolar em 1979 no Colégio Estadual Protásio Alves, e ingressou na Pontifícia Universidade Católica, graduando-se, em 1985, em Ciências Jurídicas e Sociais. Em 1988, já como Promotor de Justiça, assumiu a 7ª Promotoria de Justiça na Comarca de Criciúma. Desde então, lecionou em algumas instituições de ensino, dentre elas a Faculdades SATC, ESMESC e ISBD. Ainda mantém o cargo de professor, lecionando na UNISUL e na UNIBAVE.
Foi membro da Comissão do Ministério Público que elaborou o anteprojeto de Lei Orgânica do Ministério Público Estadual; membro da Comissão Especial da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, de Acompanhamento das reformas penal e processual penal, bem como da elaboração de anteprojeto de lei de regulamentação do inquérito civil.