Atividade ocorre no Hospital de Caridade São Roque.
Os estudantes de Odontologia da Unesc potencializam a formação muito além dos muros da Universidade. Por meio de um projeto inovador, juntamente com os professores, eles chegam a lugares que o atendimento da área não chega. O trabalho ocorre com um equipo portátil, que serve de ferramenta para reacender sorrisos na Ala Psiquiátrica do Hospital de Caridade São Roque no Morro da Fumaça. O projeto ocorre junto a disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais, desenvolvida na oitava fase do curso.
Esses pacientes eram internos do Hospital Psiquiátrico Rio Maina. Eles foram realocados a Ala Psiquiátrica do Hospital São Roque, em Morro da Fumaça. “Justamente por terem condições que são usadas como motivo para sua segregação social, tais pacientes são, de certa forma, “esquecidos” pelo sistema ou até mesmo, pela família. A própria saúde bucal, muitas vezes, é relegada a um segundo plano. Contudo, boa parte dos pacientes internados na ala psiquiátrica deste hospital são muito colaborativos e respondem muito bem às orientações e tratamentos propostos”, comentou o professor Diego Pires, responsável pelo projeto.
Entre os alunos que participam do projeto, está a Regiane Ilíbio. Segundo ela, o interesse pela área já existia, entretanto, logo após o primeiro contato ela se apaixonou pela área. “A segurança, amor e respeito que eles me passam me deixam mais feliz e gratificada por ter escolhido a Odontologia. Pacientes com transtornos psíquicos precisam de amor, carinho e atenção, me sinto extremamente lisonjeada por saber que posso fazer tudo isso na profissão que escolhi”, ressaltou.
A aluna comenta ainda que a extensão foi de suma importância para que ela se encontrasse na profissão. “Participar deste projeto me mostrou o quão ampla a nossa profissão é e me despertou mais admiração por ela, quem ama o que faz só agradece pelas oportunidades que lhe são concedidas, odontologia é amor”, contou Regiane.
Solicitação foi feita pelo Hospital
Ao observar a necessidade de tratamento odontológico na Ala Psiquiátrica, o Hospital de Caridade São Roque foi em busca de uma solução. Para isso, eles entraram em contato com a Unesc. “Dentes quebrados, cariados, dores e outras questões faziam os nossos pacientes sofrerem diariamente. Entramos em contato com a Unesc e fomos prontamente atendidos. O projeto tem beneficiado nossos pacientes de forma única”, comentou o enfermeiro responsável pela Ala Psiquiátrica, Afonso Paulo Morona.
Morona comenta ainda que o processo de pré-atendimento, realizado pelas estudantes da Unesc, foi crucial para que os pacientes ficassem à vontade. “As alunas tiveram o cuidado de antes mesmo de iniciar o tratamento vir conhecer os pacientes. Eles geralmente ficam muito agitados com pessoas diferentes na Ala, mas elas souberam tranquilizar cada um deles, transformando o processo de uma forma muito mais leve”, ressaltou.
Os pacientes ficam em um setor fechado, e recebem visitas de seus familiares apenas duas vezes por semana. Segundo Morona, esse contato também promove melhoras que vão além da estabilidade odontológica. “Eles são atendidos com muito carinho, e agora, além de não sentirem mais dores, também recebem a acolhida de outras pessoas. É visível o quanto isso alivia o dia a dia deles”, contou o enfermeiro.