As experiências dos idosos foi compartilhada com as crianças promovendo uma valorização cultural e histórica.
Um resgate à história, cultura e tradição dos idosos foi realizado na Escola Professor Jakob Arns, em Forquilhinha. O Projeto Intergeração uniu os alunos e seus avôs para compartilhar experiências promovendo uma valorização cultural e histórica. O ambiente escolar foi decorado com utensílios domésticos antigos para familiarizar com as lembranças da época.
Apresentações, palestras e atividades em salas de aulas com os avós foram realizadas na escola. “Foi a primeira vez que realizamos este projeto na nossa escola e a aceitação foi incrível. Tivemos uma aproximação entre netos e avós, os alunos interagiram e aprenderam mais sobre a história e como eram os costumes de outra época”, disse a diretora Daiane Dondossola da Rosa.
A avó Joana Mateus compareceu na escola para acompanhar as atividades de encerramento do projeto e prestigiar sua neta, a aluna Eduarda Américo Ducietti. “Gostei muito desta iniciativa de trazer a gente para a escola onde pudemos interagir, compartilhar experiências e nos aproximar mais dos nossos netos. A minha neta me vê como uma segunda mãe, e é gratificante ver ela feliz adquirindo novos conhecimentos”, relata.
A Escola Professor Jakob Arns atende 410 alunos do pré-escolar ao quinto ano. Todas as turmas participaram do projeto, que iniciou em julho na semana do Dia dos Avós, e foi concluído no final de outubro. “Conseguimos mostrar aos participantes como há mudanças de uma geração para outra. Tivemos uma integração com contação de histórias, resolução de cálculos, leituras, relatos de experiência e até brincadeiras lúdicas com jogos educativos”, conclui a diretora adjunta, Jucilane da Silva.