Os prefeitos da AMREC receberam a visita do Secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Hassler. Ele tirou dúvidas a respeito do projeto Recuperar, que fará a manutenção das rodovias estaduais, executando serviços de roçada, sinalização e operação tapa buracos. O convênio com a região será firmando por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitario (CIM-AMREC). A reunião ainda teve a participação dos secretários de obras dos municípios.
Para o secretario de Estado, Carlos Hassler, o programa quer trazer as prefeituras para junto do Estado para trabalhar em parceria para soluções de problemas comuns. “A manutenção das estradas afeta a todos. Com programa nos trazemos o prefeito, que é a pessoa que ta mais na ponta da linha, recebendo o feed do usuário. Ele sabe onde está o maior problema, e maior dificuldade. Uma situação que antes ficava só de assistente”, afirmou. Segundo ele, com o programa aumenta a fiscalização e a rapidez para recursos chegar onde precisa. “Nós teremos o auxiliando do fiscal do contrato, do prefeito e dos vereadores”, afirmou, lembrando que antes ele teria apenas uma sessão de licitação e agora se tiver 10 consórcios conveniados, serão 10 sessões.
O secretario ainda explicou aos prefeitos uma das principais dúvidas, que era com relação a responsabilidade jurídica das rodovias. “O programa não é um programa de repasse de responsabilidade. É uma parceria para solução do problema”, disse.
O presidente do CIM-AMREC e prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa, o Alemão, analisou que a reunião como um avança, e que os prefeitos têm pressão em assinar o convênio. “Cada mês que passa, é um mês que não se convenia. Não vêm recursos, o mato cresce, o buraco aparece… A preocupação é com a deterioração das estradas. E no final todo mundo cobra do prefeito”, disse.
O presidente da AMREC e prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, disse que a proposta do Governo do Estado é interessante. “É mais fácil os municípios fazerem a manutenção do que o governo do Estado”, declarou se referindo as proximidades com os problemas.
Sobre a Via Rápida, o Secretário Carlos Hassler, disse que ela está na fase de encerrar a estadualização. E assim que for estadualizada ela entra na manutenção.
Novidade na reunião
A novidade da reunião dos prefeitos foi a decisão de firmar convênio, por meio do CIM-AMREC com os 12 municípios da AMREC. Antes, se encaminhou de fazer apenas cinco (Criciúma, Içara, Balneário Rincão, Nova Veneza e Forquilhinha), já que os outros sete estavam encaminhando pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (CIRSURES), que tem sede em Urussanga.