O projeto “Fé e Música: o som da vida na harmonia do Coral São Marcos” encantou os forquilhinhenses nessa terça-feira, dia 17 de dezembro, com a apresentação do musical “Oratório de Natal”, do compositor José Acácio Santana. A performance aconteceu na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Forquilhinha.
O Projeto é uma ação da Associação Coral São Marcos de Nova Veneza/SC, com intuito de difusão da música religiosa-erudita, que traz as tradições dos cânticos e músicas da cultura católica-religiosa no estilo erudito. Nas apresentações, cantores solistas clássicos e cantores de blocos são responsáveis por apresentar um repertório carregado de musicalidade, proporcionando ao público um dinamismo visual e auditivo.
“Eu digo que é um momento ímpar que nós temos aqui na nossa região, onde a gente consegue levar este oratório do Acássio Santana, em que mostramos encenações cantadas de nove “quadros”, desde as profecias, a visitação, a anunciação do Anjo Gabriel, João Batista, o Nascimento, a visita dos 3 reis, o coro final.. É toda uma dinâmica do nascimento do Menino Jesus, onde nós procuramos levar o verdadeiro sentido do Natal” Edson Antônio Ghisleri, maestro do Coral São Marcos.
A primeira maratona de apresentações deste projeto começou em 23/11 e seguirá até o dia 21/12 de 2024, com acesso totalmente gratuito e para toda família. O projeto foi desenvolvido por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina e aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura @fcc.cultura.
O projeto é promoção da Associação Coral São Marcos, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Veneza (SC) e o incentivo da empresa Rede Bistek de Supermercados.
O Coral São Marcos é formado por moradores da cidade de Nova Veneza e arredores, regido pelo maestro Edson Antonio Ghisleri e coordenados pelo atual presidente, Herval José Cúnico, um dos membros mais antigos do coral.