Associação dos Clubes de Mães de Forquilhinha forma nesta quinta-feira as primeiras alunas do curso de corte e costura do Projeto Costurando para a Cidadania. Foram seis meses de aulas (200 horas), muito aprendizado e muitas alegrias. “Eu não sabia nem como ligar uma máquina”, conta Camila Buss Fonseca, estudante de moda. Aprender a costurar era fundamental em razão do curso que frequenta. Com o auxílio e técnicas repassadas pela professora Maricelma Da Silva Correa, já fez várias peças.
“Estou muito orgulhosa dessa turma. Elas me impressionaram muito, pois todas aprenderam a costurar muito bem e rapidamente”, ressaltou Maricelma, que acrescentou que a troca de experiências foi muito enriquecedora em todos os sentidos.
A afirmação da professora é compartilhada pela dona de casa Samara Madalena Machado. “Aprendemos muito. Eu sabia fazer o que muitas sabem: uma bainha, consertos pequenos ou trocar um botão”, conta Samara que já está fazendo roupas, inicialmente para a família. “Depois pretendo costurar pra mais pessoas”, fala orgulhosa, já que a professora afirma que ela leva muito jeito.
Mais
A formatura acontece nesta quinta-feira 14 de maio, às 19 horas no Auditório Alfredo Michels. As aulas foram realizadas duas vezes por semana, separadas em duas turmas, uma pela manhã e outra a noite. As 18 alunas aprenderam desde o manuseio das máquinas, corte, costura e outras técnicas relacionadas à arte da costura.
Sala de costura
A realização do curso de corte e costura foi possível graças à instalação da sala de cursos de costura dos Clubes de Mães, junto ao Espaço Cidadão, em agosto de 2014. O objetivo da sala é oferecer gratuitamente aulas de costura para proporcionar capacitação profissional, conhecimentos básicos e técnicas para produção, comercialização e geração de renda na área de corte e costura industrial e doméstica.
A implantação da sala e dos cursos é um projeto feito em parceria entre a Prefeitura Municipal de Forquilhinha e a Associação de Clubes de Mães de Forquilhinha. Na época, foram compradas 11 máquinas de costura industrial reta, quatro máquinas de costura industrial overloque 5 e 3 fios, duas galoneiras, duas máquinas costura doméstica para patchwork eletrônica de 80 e de 60 pontos, dez cadeiras para costura, quatro máquinas domésticas, dez luminárias para máquinas, ferro a vapor industrial, máquina de cortar tecidos e demais equipamentos necessários.
O investimento na compra dos equipamentos foi de R$ 26.094,00 em parceria entre o Governo do Estado e Administração de Forquilhinha. Uma sala do Espaço Cidadão foi reformada pela Administração Municipal para abrigar as máquinas, equipamentos e cursos.
Carla Giassi