FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Cultura

Projeto Além do Quadro leva cultura e identificação regional por meio de videoarte

Quadro
Foto: Projeto Além do Quadro

Iniciativa evidencia trabalho dos artistas Sul catarinenses Sérgio Honorato, Simone Milak e Edi Balod.

Enaltecer o trabalho e a identidade dos artistas Sul catarinenses Sérgio Honorato, Simone Milak e Edi Balod e valorizar a cultura regional está entre os propósitos do Projeto Além do Quadro, iniciativa encabeçada pela roteirista Thais Borges com direção de fotografia de Marciano Alves, de Criciúma.

Conforme Thaís, o projeto foi concebido não apenas para valorizar o trabalho artístico do Sul de Santa Catarina, mas também para tornar a cultura regional mais acessível e difundi-la nas comunidades periféricas, promovendo o reconhecimento e o incentivo à prática artística em todas as esferas sociais. “Projetamos o material como um guia com a intenção de despertar esse interesse e demonstrar que é sim possível fazer arte com poucos recursos, com materiais alternativos, prevalecendo o desejo de viver do fazer artístico”, detalha.

Coopera
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Credisol
Maderonchi
Contape

Além do incentivo ao acesso à cultura, conforme a roteirista, o projeto promete evidenciar o potencial artístico presente no Sul catarinense. “Quem assistir irá entrar no ateliê de cada artista conosco e criar a consciência de que aqui na região tem gente que faz arte, vive da arte e se sente completo com isso, pessoal e profissionalmente”, acrescenta.

Os personagens do vídeo, de acordo com a responsável pelo projeto, foram escolhidos de forma a mesclar artistas com diferentes expressões. “Por meio da arte é possível se expressar de diversas maneiras, por várias linguagens diferentes. Desta forma, nós trouxemos artistas plásticos e uma ceramista justamente por isso, porque o artista plástico trabalha com vários materiais e ele transmuta isso em um significado através de uma obra, ao lado da ceramista, que dá vida ao material por meio das suas inspirações”, comenta.

Muito mais do que obras consideradas bonitas ao olhar humano, o projeto busca calibrar a percepção do público sobre o verdadeiro significado da arte. “O nome do projeto também tem o objetivo de refletir sobre a forma como as pessoas costumam ver a arte, geralmente como um quadro bonito, um quadro realista, numa moldura bonita. Porém, na verdade está muito além do quadro, existem várias outras expressões que não necessariamente vão ser molduradas com uma imagem bonita”, provoca.

Exibições gratuitas

O vídeo, roteirizado, gravado e editado ao longo do ano, será exibido em três sessões gratuitas no bairro Cristo Redentor, em Criciúma, com o propósito inicial de levar a cultura às regiões periféricas e expandindo, na sequência, para outras regiões. “Além disso, optamos por disponibilizar o material no Youtube para que ainda mais pessoas, sem fronteiras, possam ter acesso ao conteúdo e terem o interesse despertado para a temática”, pontua Thaís.

Três perguntas chave

Para dar a direção ao projeto de videoarte, a equipe envolvida se baseou em três perguntas norteadoras: “O que é a arte?”; “Quais materiais utilizar?” e “Como ser criativo?”. A partir disso, utilizando recursos de áudio e vídeo, o grupo trançou as respostas e informações de modo a formar um material atrativo e inspirador.

“Nosso trabalho tem o objetivo de levar o assunto a um público diversificado, desde os jovens e adolescentes, até os pais, avós e inclusive crianças. A ideia é que possamos, inclusive, dar sequência ao projeto e aprimorá-lo de forma a oportunizar o acesso a esse tipo de conteúdo de forma ainda mais simples e clara para todas as pessoas e em formatos pensados também para o entendimento das crianças”, destaca.

O vídeo conta com acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, com a tradução em libras e legendas. O trabalho foi amparado pela Lei Paulo Gustavo em Criciúma, em 2023, com execução ao longo de 2024.

Acesse o material completo no link O que é a arte? Quais materiais utilizar? Como ser criativo? – Projeto Além do Quadro e conheça mais sobre o projeto na página @projetoalemdoquadro no Instagram, espaço por meio do qual serão divulgadas as datas e os locais de exibição.

Confira a ficha técnica:

  • Roteiro: Thais Borges
  • Direção de fotografia e edição: Marciano Alves
  • Intérprete de libras: Jonathan Henrique da Costa Dal Bosco
  • Design para mídias online e offline: Gustavo Piva
  • Revisão de legendas e texto: Carolina Meyer Silvestre
Redação – Mayara Cardoso


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé 06

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo