Na noite desta quinta-feira, 06, a Administração Municipal de Forquilhinha e a comissão organizadora lançaram oficialmente a sétima edição da HeimatFest, a Festa das Origens. O evento acontece entre os dias 8 a 12 de outubro, com uma extensa programação, incluindo os shows nacionais de Armandinho, Henrique e Juliano e Fernando e Sorocaba, além de apresentações artísticas e culturais, e farta gastronomia.
Durante o lançamento da programação oficial da 7º HeimatFest o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo e coordenador geral da festa, Carlos Alberto Arns, destacou a tradição germânica e o empenho para que todos os visitantes sejam bem recebidos durante o evento. “A Heimat é uma das maiores festa do sul de Santa Catarina e já está consolidada no calendário de eventos de outubro do Estado”, afirmou o secretário.
Com foco nas tradições e costumes dos colonizadores, a festa celebra a união das etnias que participaram da colonização de Forquilhinha. A apresentação do coral Sagrado Coração de Jesus, do grupo de danças folclóricas Kindertanz e da banda Heimat, destacaram alguns aspectos culturais que fazem parte da história do município, durante o evento de lançamento da Festa das Origens.
Programação variada e com foco na cultura
Para o prefeito, Vanderlei Alexandre, a HeimatFest é uma celebração ao resgate cultural e a manutenção da história do município, mantendo os costumes e tradições. “Este ano, além das atrações nacionais, teremos a apresentação de quatro bandas típicas cinco, além de bandas típicas italianas e a apresentação de diversos grupos folclóricos de toda a região”, explica.
A gastronomia também merece destaque com restaurantes típicos das etnias alemã e italiana, além de uma praça de alimentação com lanches rápidos e do heimatkaffe, o café colonial.
A 7º edição da HeimatFest acontece no Centro de Forquilhinha, no Centro de Eventos. No entanto o prefeito do município destacou o local para a construção do novo Centro de Eventos, próximo a Praça do Centenário, na Avenida Professor Eurico Back. “Esse ano já vamos conseguir realizar os shows nacionais no terreno onde será o futuro Centro de Eventos de Forquilhinha”, enfatizou.
Comércio faz parte do evento
Um dos sucessos atribuídos a HeimatFest é a participação da população de Forquilhinha, que entre no clima da festa decorando as casas e ruas da cidade. O presidente da Câmara de Dirigentes de Forquilhinha, Claver Donato Steiner, ressaltou a participação do comércio no evento.
“Vamos nos empenhar ao máximo para que essa edição da HeimatFest seja um sucesso, vamos mobilizar as lojas associadas a CDL para a decoração de suas vitrines, deixando a cidade ainda mais bonita para receber os visitantes”, destacou Steiner.