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Inclusão e diversidade: a importância de produtos que substituem o trigo

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Encontrar soluções práticas e inclusivas no cotidiano pode ser um desafio para pessoas que possuem sensibilidade ou alergia ao glúten, uma vez que diversas receitas têm como ingrediente principal o trigo. O Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Celíaca, celebrado nesta quinta-feira, dia 16 de maio, reforça a importância de produtos substitutivos, para que pessoas com alimentações restritivas continuem com versatilidade e sabor na rotina.

Hipoalergênico e vegano, produtos à base de arroz tem se mostrado uma ótima opção para pessoas que não podem consumir glúten. De sabor neutro, a matéria-prima possibilita uma diversidade de produtos, tanto voltados para receitas doces quanto salgadas. A RisoVita, por exemplo, possui em seu catálogo farinhas e misturas para pães e bolos, além de bebidas vegetais à base de arroz. Desta forma, possibilitando que os celíacos desfrutem dos tradicionais preparos, mas de maneira adaptada.

Milhões de pessoas

Atualmente, não existe nenhum levantamento que mostre o número real de pessoas diagnosticadas com a doença no território brasileiro. No entanto, com base na prevalência mundial, a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENALCEBRA) estima que o montante se aproxima de 2 milhões de indivíduos com sensibilidade ou alergia ao glúten no país, sendo a maioria sem diagnóstico.

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“Sabemos o quanto é importante, logo após o diagnóstico, a mudança na rotina para não causar nenhum desconforto gastrointestinal, e temos orgulho em poder contribuir no cotidiano. Hoje, muitos pensam que terão que renunciar a tudo o que gostam, quando, na verdade, apenas alguns ajustes são necessários. Precisamos ter em mente que dietas sem glúten também podem ser saborosas”, ressalta o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Jean Marquardt.

Versatilidade, praticidade e sabor

Para muitas pessoas com restrições alimentares, a ideia de preparar comidas sem trigo pode parecer intimidante e, até mesmo, sem graça. No entanto, como forma de trazer não apenas sabor, como praticidade e versatilidade, as misturas da RisoVita podem facilitar essa adaptação. Os produtos foram cuidadosamente desenvolvidos para oferecer a solução que esse público precisa, de maneira fácil.

No verso de cada embalagem, o consumidor consegue ver o modo de preparo e os ingredientes que são necessários adicionar para resultar em bolos, pães, massas de pizzas, dentre outros. Além disso, a marca possui uma página de receitas no site – www.risovita.com.br – com diversas ideias para aqueles que gostam de se aventurar na cozinha.

“Temos o comprometimento de criar produtos que atentam os padrões de qualidade e promovam a inclusão alimentar. Entendemos que este pode ser um processo desafiador, especialmente quando se trata de preparar alimentos caseiros. Queremos que nossos clientes desfrutem da liberdade de preparar seus alimentos favoritos sem glúten, sem sacrificar o sabor ou a textura”, frisa Marquardt.

Sobre a doença celíaca

A doença celíaca é uma condição autoimune crônica, desencadeada pela ingestão de glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e seus derivados. Para aqueles com essa condição, produtos que contenham glúten causam desconforto gastrointestinal, além de trazer outros problemas a longo prazo. Por isso, retirar esses alimentos da rotina e substituir por outras opções é essencial, quando se pensa na saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Sobre a RisoVita

Fruto da inovação e diversificação, a RisoVita surgiu no ano de 2014 por conta da grande visão de futuro e vasta experiência no beneficiamento e produção de arroz da empresa Fumacense Alimentos. Aliada à tecnologia europeia de ponta e equipamentos modernos, a marca tornou-se pioneira na América Latina com o início da produção de bebidas vegetais à base de arroz.

Com produtos nacionais e de excelente qualidade, todos os alimentos são produzidos a partir dos grãos do cereal. Devido à crescente procura por uma alimentação cada vez mais acessível e inclusiva, a RisoVita aumentou seu mix de produtos e hoje possui bebidas vegetais líquidas e em pó, farinhas, misturas para pães e bolos tradicionais e sem açúcar, e uma linha orgânica.

Redação – Catarina Bortolotto


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