Objetivo do órgão é estimular os consumidores a consultar os valores antes de realizar a compra de produtos
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma realizou nesta quinta-feira, 26, e sexta-feira, 27, uma pesquisa de preços em supermercados de Criciúma. O órgão pretende mostrar a variação de valores de produtos em diferentes estabelecimentos comerciais, além de estimular os consumidores na busca pelo menor preço. Foram analisados 50 itens em sete supermercados.
De acordo com o coordenador do Procon de Criciúma, Gilberto Santos, os produtos pesquisados integram a cesta básica. “Neste primeiro momento avaliamos apenas produtos alimentícios, mas nas próximas pesquisas serão incluídos itens de limpeza e higiene pessoal. A pesquisa será realizada mensalmente por dois fiscais do Procon”, relata.
O resultado da pesquisa será exposto na próxima semana no site do Procon de Criciúma, que pode ser acessado através do link. “Com a correria do dia a dia, os moradores acabam caindo na rotina e indo sempre no mesmo estabelecimento para fazer compras. Esse costume gera gastos que poderiam ser evitados ao longo do mês. Nosso objetivo é mostrar aos consumidores que existe uma variação de preços e queremos estimulá-los a pesquisar antes de comprar”, explica Santos.