No verão, os cuidados com os alimentos precisam ser redobrados.
É importante ter atenção na seleção do alimento no mercado. Na hora da compra, não basta somente conferir o prazo de validade do produto, mas também checar a temperatura de armazenagem e o seu estado de conservação.
Caso o consumidor perceba algum problema quando chegar em casa, o procedimento correto é procurar o estabelecimento onde foi efetuada a compra e, com posse da nota fiscal, solicitar a troca. Caso a troca não seja possível, peça o dinheiro de volta.
O consumidor tem o direito de reclamar sempre que adquirir um produto impróprio para o consumo, com prazo de validade vencida ou que apresente sabor, cheiro ou aparência diferentes do normal. A denúncia pode ser formalizada na Vigilância Sanitária Estadual pelo telefone (48) 3251-7990 ou no órgão do seu município.
No caso de consumir o alimento e passar mal com intoxicação, procure imediatamente um médico. Guarde as receitas de medicamentos, os comprovantes de despesas e procure a vigilância sanitária. Isso pode servir como prova para o pedido de ressarcimento.