Em Forquilhinha, foi aprovada a efetivação da Gestão Democrática da Educação, assegurando a consulta à comunidade para a escolha de cargos de diretor.
A escola é o principal espaço de aprendizagem para as crianças, por isso profissionais e pais devem estar envolvidos e comprometidos com este ambiente. Neste quesito, Forquilhinha termina o ano comemorando. Foi aprovada a efetivação da Gestão Democrática da educação, para nomeação dos diretores e diretores adjuntos das escolas e CEIs da rede municipal de ensino.
Isso significa a superação de uma das metas do Plano Municipal de Educação – PME, que trata de assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho, como também a consulta pública a comunidade escolar.
O cargo de diretor de escola, por exemplo, caracteriza-se pela sua complexidade, já que envolve competências de diferentes naturezas como: saber liderar, ser capaz de acompanhar e apoiar os processos de ensino e aprendizagem e ainda gerir com eficiência recursos humanos e financeiros disponíveis.
“Com a aprovação da gestão democrática, levaremos profissionais habilitados e aprovados pela comunidade para encarar os desafios diários das instituições,” destacou o prefeito Dimas Kammer.
O modelo adotado pelo município de Forquilhinha para a nomeação desses cargos foi à conjugação de mérito, desempenho e consulta à comunidade escolar, por compreender a necessidade que além do respaldo dos pais e professores, é igualmente importante que o diretor apresente perfil técnico para desempenhar a função.
Por essa razão, para se candidatar ao cargo foi preciso preencher alguns pré-requisitos, como ter ensino superior completo na área de licenciatura, estar na rede e na escola por no mínimo dois anos e o candidato teve que apresentar o Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE.
Processo de seleção
O PDE é uma proposta de trabalho pautada em ações realizáveis, de acordo com o Projeto Político Pedagógico – PPP, visando todos os envolvidos no processo escolar e a realidade que a escola está envolvida. Dessa forma a secretaria de educação, a Associação de pais e professores e o Conselho Escolar de cada escola puderam avaliar a candidata e o seu PDE, atribuindo uma nota.
Mas para isso acontecer uma reunião com todos os membros das APPs e conselho escolar foi realizada no final do mês de novembro com o objetivo de explicar o processo e solicitar a participação na avaliação que aconteceu durante toda esta semana, seguindo um cronograma de horários para cada unidade escolar.
“Consideramos um avanço na democratização da escola. O compartilhamento de decisões dando voz ao coletivo faz a instituição crescer, conquistando objetivos e alcançando novos patamares de desempenho. Sabemos que é um processo inicial e transitório e que estaremos acompanhando para avaliação contínua” revela, a secretária de Educação, Sônia Regina Silveira Gonçalves.
O resultado dessas avaliações está disponível no site da Administração Municipal. A nomeação dos classificados será no mês de janeiro de 2019.