Duas pautas, que tiveram destaque como prioridades na reunião de Integração, no último mês, envolvendo os prefeitos da região, deputados e lideranças da região sul, na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), vão ganhar encaminhamentos na próxima quinta-feira, 4. A primeira será abertura de dez leitos de UTI no Hospital São Donato, em Içara. A segunda será a SC Par, para falar de ações que possam devolver ao Porto de Imbituba e as preocupações com a economia no desenvolvimento junto ao Porto.
A primeira reunião está agendada para às 14h, na Secretaria de Estado da Saúde. Segundo o secretário executivo da AMREC, Acélio Casagrande, existe um compromisso da pasta para abrir os dez leitos de UTI assim que a vistoria da Gerencia Regional de Saúde for feita.
Quanto à segunda pauta, a preocupação junto ao Porto de Imbituba é pelo cancelamento da rota da Ásia, o que ocasionou a queda em 50% do volume de contêineres, além da inclusão do Porto no planejamento de desenvolvimento regional.
De acordo com Casagrande, a intenção de colocar o Porto na pauta é de prospecção. “Queremos prospectar o Porto para que o sul tenha mais exportação e mais importação”, afirma Acélio. A audiência na SC Par está marcada para às 16h e contará com a participação de dirigentes da ACIC.