O que temos visto nas últimas semanas é um cenário de extrema incerteza, dado à pandemia que assola não só o Brasil, mas o mundo todo, em virtude do covid-19, nome dado ao novo coronavírus.
Porém, mesmo com tanta incerteza e crise, há um exemplo de mercado que tem conseguido se manter, e que tem trago muito retorno para os investidores: trata-se do mercado de ações.
Isso mesmo! As pessoas estão aproveitando esse momento, para buscarem oportunidades de investimento. Para saber como funciona e como o principal mercado de ações se mantém mesmo com crise, continue lendo, e confira tudo aqui.
O que é e como funciona o mercado de ações?
Ao contrário do que muita gente pensa, para investir no mercado de ações, você não precisa ter muito dinheiro. Esse mercado não é algo exclusivo para poucos. Ao contrário. Qualquer pessoa pode começar a investir, basta cadastrar numa corretora de investimentos, como a iq option por exemplo e iniciar a sua jornada.
No mercado de ações, as empresas de capital aberto colocam frações do seu patrimônio para serem negociados nesse ambiente. As operações de compra e venda podem acontecer tanto na Bolsa de Valores, quanto no mercado de balcão.
Apesar da enorme volatilidade do mercado, e do medo acentuado ao risco, os chamados investidores individuais, ou seja, pessoas físicas e pequenos investidores, têm visto uma grande oportunidade nesse momento.
De acordo com o relatório da Bolsa de Valores, esses pequenos investidores estão sendo os responsáveis por manterem o volume de negociação do Ibovespa em alta. Já que os investidores estrangeiros estão retirando o seu capital do Ibovespa nesse ano, por causa da pandemia.
O pequeno investidor tem enxergado uma grande oportunidade com a ‘liquidação” dos papéis na Bolsa.
Com pouco dinheiro e o material necessário, você pode começar a investir em ações agora mesmo, sem precisar sair de casa. Uma dica é começar estudando um pouco, para não investir o seu dinheiro sem o mínimo de conhecimento.
Como se preparar para o mercado de ações
Existem alguns bons cursos, que ajudam muito o investidor iniciante a conhecer a dinâmica do mercado, e como funciona a negociação de ações.
Dessa forma, você tem acesso aos principais conceitos, às melhores práticas para operar no mercado de ações com mais segurança e entende como é o seu funcionamento.
Até mesmo as pessoas que nunca atuaram no mercado de ações, têm a possibilidade de ganhar dinheiro. Afinal de contas, esse mercado tem conseguido se manter até mesmo no cenário atual, com tanta volatilidade.
Isso nos mostra a grande oportunidade que é para quem busca uma forma de investimento, que não exige um grande aporte de capital, e que você ainda pode executar de dentro de casa.
Enquanto alguns tipos de negócios estão declinando, o principal mercado de negociação de negociação de ações tem conseguido se manter mesmo na crise, e com índices elevados de negociações realizadas por pessoas físicas.
Esse pode ser um bom momento para você começar a investir em ações. E encontrar uma forma rentável de driblar esse momento conturbado. Aproveite esse momento de isolamento social para estudar sobre o assunto e começar a investir o seu dinheiro nas melhores empresas.