É evidente que o frango é uma das carnes preferidas pelos brasileiros, já que está muito presente nos pratos tradicionais. A carne de ave é perfeita para aqueles que buscam uma dieta mais saudável, visto que ela contém pouca gordura e menos calorias do que as demais carnes, como a bovina e a suína por exemplo.
Seus benefícios não param por aí! O frango inteiro ainda é rico em vitaminas, como a B3, que reduz os riscos de câncer e mantém a saúde do coração, além de ser uma ótima fonte de proteínas.
Existem diversas formas de preparar essa carne, mas isso varia de acordo com o seu corte. Saiba mais sobre quais são os cortes de frango existentes, suas características e sugestões de pratos.
Peito de frango
O filé do peito de frango se caracteriza pelo baixo teor de gordura e pouca quantidade de pele em relação aos demais cortes. Ele pode ser servido assado, cozido, marinado, grelhado, frito e desfiado.
Esse corte é versátil, mas exige certos cuidados em seu preparo para não perder sua suculência e umidade. Também está presente em pratos como salpicão, strogonoff, recheios de tortas e salgados, além de frango à milanesa e à parmegiana.
Coxa e sobrecoxa
É possível que a coxa e sobrecoxa de frango sejam feitas tanto no forno, quanto na grelha. Ambos os cortes têm elevado teor lipídico, mas são suculentos e muito usados no preparo de caldos, sopas e ensopados para auxiliar no sabor. Assim como o peito de frango, a sobrecoxa de frango desossada pode ser feita desfiada.
Asa de frango
Bem-vinda em churrascos, a asa de frango é conhecida também como coxinha asa de frango, tulipa e drumet. Esse corte também apresenta alto teor lipídico e muita pele, além de ter uma menor quantidade de tecido muscular. É um ótimo aperitivo, tanto assado, quanto frito.
Sassami de frango
Já o sassami de frango é conhecido como filé mignon do frango devido ao formato similar. Diferente do peito do frango, o sassami é mais suculento e saboroso. É recomendado consumi-lo grelhado, mas é possível também fazer pratos elaborados, como o próprio strogonoff por ser uma carne macia.
Miúdos, pé e pescoço
Tanto o pé, quanto o pescoço da galinha são compostos por pele, osso e cartilagem. Geralmente, são utilizados em ensopados, sopas e caldos. Já os miúdos ou vísceras estão presente em pratos como farofas e molhos. A isca coração de frango é ideal para servir como aperitivo, enquanto com o fígado é comum ser feito patês. A moela acompanha sopas, por exemplo, mas não é tão macia.