No sul do Estado, deve chover até 30mm.
A Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram alertam para o risco de chuvas, ventos fortes e raios em todo o estado nesta quinta e sexta-feira, 8 e 9. Não está descartada a possibilidade de granizo em pontos isolados. Os órgãos pedem atenção para as regiões de divisa com o Paraná, especificamente no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. Nestas áreas, o volume pode chegar a 100mm em 24 horas, sendo que o esperado para o mês inteiro varia entre 140mm a 170mm. Nas demais regiões, o volume de chuva deve ser menor, chegando a 30mm.
Com a intensidade de chuvas estimada no Centro-Norte do Estado, há o indicativo de alagamentos pontuais nas cidades que fazem divisa com o Paraná. “São chuvas típicas de verão e, geralmente, são pancadas com trovoadas, porém volumosas para um curto espaço de tempo”, destacou o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.
Essa condição de chuva é favorecida pela temperatura alta e pelos valores elevados de umidade. Martins explica que as rajadas de ventos não são tão preocupantes como as que ocorreram na madrugada do último domingo, 4, em Florianópolis. “O evento registrado em Florianópolis é bem atípico, e o último semelhante a ele aconteceu em 2005”, explica.
Na sexta-feira, o dia começa com variação de nuvens, mas a chuva volta a todas a regiões no período da tarde. Os indicativos são de que a chuva persista também no sábado, mais forte na madrugada e manhã, escpecialmente no Norte do estado.
Quarta-feira
Por volta das 16h40 desta quarta-feira, o radar de Lontras (imagem abaixo) mostrou núcleos de chuva pelo estado, com intensidade forte em Turvo e fraca a moderada em Lebon Régis, Santa Cecília, Monte Castelo, Alfredo Wagner, Lauro Muller e Meleiro.
A Defesa Civil classifica os níveis de criticidade como Observação, Atenção e Aviso.
Observação: usado quando uma ameaça meteorológica ou hidrológica é eminente ou provável, mas não é tão severa. Pode evoluir para os demais níveis.
Atenção: usado quando uma ameaça meteorológica ou hidrológica está para acontecer, é significativa, porém o horário ou local é incerto. Pode evoluir para aviso.
Aviso: usado quando uma ameaça meteorológica ou hidrológica é eminente ou provável, com severidade ou representa uma ameaça à vida ou propriedade.