O presidente da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, Rangel Loch, foi ao Oeste e Norte de Santa Catarina em busca de informações sobre as associações de câmaras de vereadores nestas regiões. A primeira visita foi na Associação das Câmaras de Vereadores do Oeste de Santa Catarina (Amosc), que tem 30 anos de atividades.
De lá Rangel segue para o Norte do Estado, onde deve visitar e conhecer a estrutura da Associação das Câmaras do Norte (Acanor). A intenção do parlamentar é trazer para a Região Carbonífera estas iniciativas de sucesso de outras regiões.
A Acamosc é a mais antiga associação legislativa do Estado, subsidiada com a contribuição das câmaras da região e prestando assessoria nas áreas jurídica, contábil e financeira. A associação mantém ainda uma série de treinamentos, tanto para os vereadores, como para os funcionários do legislativo, como forma de qualificar o trabalho e ampliar os resultados.
Segundo Loch, a associação funciona nos moldes da Amrec, mas com as atividades voltadas às questões específicas do legislativo. “Precisamos buscar sempre mais qualificação e informação para um bom desempenho das câmaras, além de pensar tudo regionalmente. Formar a associação é uma forma de garantir que tudo o que passe pelas câmaras, seja pensado de uma forma mais ampla e abrangente para toda a região”, explicou.
Rangel aproveitou a estada em Chapecó para uma visita ao tio, Bento Zanoni, que é Presidente da Associação Empresarial de Chapecó (Acic). Ele é natural de Forquilhinha, tendo migrado para a região Oeste, onde construiu uma carreira empresarial sólida e de sucesso com atuação em diversos ramos.