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Presente nos quatro cantos do mundo, o arroz nunca sai da mesa dos brasileiros

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Na versão integral, parboilizado ou branco, o grão da marca Kiarroz ganha o coração da maioria das pessoas.

O arroz – independentemente de ser branco, parboilizado ou integral – sempre esteve nas refeições das pessoas. Presente nos quatro cantos do mundo, o grão é um alimento que pode ser combinado facilmente com outros ingredientes, além de utilizado em diversas receitas para um bom almoço em família, como no caso dos produtos da marca Kiarroz.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontou, em uma pesquisa de Consumo Alimentar Pessoal realizada no ano de 2019, que o arroz se mantinha como o segundo produto mais frequente na mesa dos brasileiros – com 76,1% das respostas –, ficando atrás somente do café.

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Além disso, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa é de que produção da safra de 2021/22 chegue a 265,7 milhões de toneladas do grão no Brasil. “A maior parte do consumo no país é voltada para o arroz branco, seguido pelo parboilizado. Já a forma integral é um nicho de mercado, uma tendência”, argumenta o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Marcos Paulo Zavaneli. A empresa é detentora das marcas Kiarroz, Campeiro e Villarroz, além da RisoVita – uma marca de saudabilidade – e da linha Boby – voltada para cães.

Benefícios

Hipoalergênico e existente em grande variedade, os tipos de arroz mais comuns são o branco, parboilizado e integral. De forma geral, as três versões são seguras para celíacos, uma vez que nenhuma contém glúten. Além disso, todas podem ser consumidas em dietas veganas e vegetarianas, já que o grão não possui origem animal.

Todos os tipos de arroz também são fonte de energia direta para quem consome, por serem ricos em carboidratos, e possuem baixo nível de gordura e colesterol.

O arroz integral, por ser empacotado em sua forma mais natural, é o que detém níveis nutritivos maiores e o mais baixo índice glicêmico. Além disso, possui muito mais fibras do que os outros. Só que, por passar por menos processos, essa versão do grão necessita de diversos cuidados. “É um produto mais sensível, porque ainda está recoberto pelo farelo, tornando o alimento mais frágil quando comparado com o arroz que já recebeu o beneficiamento”, aponta Zavaneli.

Já no comparativo entre o arroz branco e o parboilizado, o segundo acaba sendo mais nutritivo. Isso, porque por conta do processo de parboilização, ele passa por uma etapa natural de pré-cozimento antes de ser descascado e polido, momento em que os nutrientes da parte externa do grão ficam armazenados no seu interior.

Sobre a Kiarroz

Presente em inúmeros estados e comercializada em milhares de pontos de venda em todo o Brasil, a marca Kiarroz é pioneira e a mais antiga da Fumacense Alimentos. Nas últimas cinco décadas, grande parte da trajetória de sucesso da empresa é creditada à marca, que possui renome nacional e, nos últimos anos, foi reconhecida com inúmeras premiações.

Surgindo junto com a empresa em 1970, a marca oferece o arroz na versão polido, parboilizado integral e parboilizada polido. Além disso, a Kiarroz também dispõe de farinhas à base do cereal nas versões tradicional e integral, indicadas para pessoas com intolerância ao glúten.

Juntamente com o Criciúma Shopping, a Mark At Place e a JS Empreendimentos, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.

Redação – Catarina Bortolotto


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