Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) voltam a se reunir nesta quinta-feira, 7, às 15h, em reunião virtual junto ao secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa. A pauta central da reunião será estiagem, consequência pela pouca frequência de chuvas dos últimos meses.
Em alguns municípios está acontecendo racionamento e a preocupação com o desabastecimento já é uma realidade, como no caso de Cocal do Sul, que decretou “situação de alerta”. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, na Região Carbonífera, as cidades que estão em situação mais crítica são Orleans, Morro da Fumaça, Urussanga e Cocal do Sul. A explicação, conforme Rosinei, é que esses pontos não recebem abastecimento da Barragem do Rio São Bento, o que coloca os moradores das áreas urbanas em risco quanto a falta de água.
Os demais municípios da Amrec também sofrem com a estiagem nas áreas rurais, como em Nova Veneza, que vem abastecendo os produtores por meio de caminhão pipa.
“Já está faltando água em vários locais. A questão precisa ser tratada com atenção e talvez a mesma intensidade da pandemia. Em Cocal do Sul, já estamos com 50% de tratamento de água e existem relatos de problemas de abastecimento nas agroindústrias”, explanou o vice-presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnim.