O prefeito de Treviso, Jaimir Comin (PP) tomou posse como presidente da Associação de Municípios da Região Carbonífera, em cerimônia ocorrida nesta semana. Ele substitui o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Em seu discurso de posse, o prefeito destacou, entre outras coisas, a precariedade do sistema de comunicação da região. “No Balneário Rincão, que no verão conta com 200 mil habitantes, em vários lugares o celular não funciona. E não é diferente em Criciúma, Treviso, Urussanga. Queremos provocar esse debate e chamar as empresas responsáveis”, afirmou.
Ele ainda reiterou a compromisso de implantação do serviço Aeromédico e da continuidade ao Projeto Recuperar, de manutenção as rodovias estaduais. Já Salvaro, em discurso de despedida, agradeceu a equipe e aos prefeitos.
O prefeito Jaimir Comin será 37º presidente da AMREC e o segundo prefeito de Treviso a assumir a Associação.
Eleição na AMREC
A eleição na AMREC funciona em um rodizio entre os partidos. No primeiro ano de mandato o partido com maior número de prefeitos. No segundo, o segundo partido com maior número de prefeitos e assim sucessivamente. No atual mandato já foram presidentes, o prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin (PP, com seis prefeitos); depois o prefeito de Siderópolis, Helio Roberto Cesa, o Alemão (PMDB, com quatro prefeitos); e logo depois, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB, com dois).
Histórico da Associação
A AMREC foi fundada em 25 de abril de 1983 com sete municípios: Criciúma, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Depois, os municípios de Forquilhinha, Cocal do Sul e Treviso passaram a fazer parte da AMREC.
Em 18 de maio de 2004, a entidade oficializou a sua 11ª cidade integrante, com a entrada de Orleans e, no dia 9 de abril de 2013, o município de Balneário Rincão passou a integrar oficialmente a AMREC. Hoje, a Associação conta com 12 municípios e tem uma população superior a 425 mil habitantes.