O Portal da Transparência do Governo do Estado de Santa Catarina, administrado pela Secretaria da Fazenda (SEF), registrou 1,6 bilhão de acessos até 15 de dezembro de 2015 – 300 mil a mais em relação ao ano anterior. A média é de 4.790 acessos diários ou 3,3 por minuto.
As consultas se concentram na área de gasto público (68%), onde é possível pesquisar os salários dos servidores.
Além de dados sobre despesas, o portal também traz informações de receita pública e gestão fiscal, incluindo análises gráficas que ajudam a entender as informações. Recentemente, o site recebeu nota 9,8, conferindo a Santa Catarina a segunda posição no ranking nacional de portais da Transparência, divulgado pelo Ministério Público Federal. A nota só foi menor do que a do Espírito Santo, que levou 10.
“Um novo Portal da Transparência começou a ser desenhado e será lançado em 2016. O objetivo é tornar as informações disponíveis mais claras e objetivas para o cidadão,” informa Graziela Meinchem, diretora de Contabilidade Geral do Estado. A proposta é de uma página inicial dinâmica, com atualização periódica, linguagem cidadã e elementos visuais que estimulem a leitura.