Não é a primeira vez que a situação é registrada no município.
A Secretaria de Saúde de Forquilhinha emitiu novo comunicado informando à população que a ambulância do SAMU do município encontra-se em manutenção e tendo em vista a gravidade dos problemas ficará parada por volta de 30 dias.
Com o passar dos anos a ambulância vem sofrendo constantemente com problemas, que somente neste ano já custou aos cofres públicos mais de R$ 23 mil. Em 2017 foram mais de 250 atendimentos, sendo que mais de 50% desses atendimentos são de outra cidade.
“Infelizmente pela terceira vez neste ano tivemos que suspender o serviço por causa da quebra do veículo. Já autorizamos a manutenção e paralelo a isso já estamos trabalhando para receber uma nova ambulância, pois essa já está com cinco anos de uso e mais de 140 mil quilômetros”, relata o Secretário de Saúde, Diego Passarela.
O Samu
O Ministério da Saúde, através da Portaria nº 1864/GM , em setembro de 2003, iniciou a implantação do componente móvel de urgência com a criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU-192.
O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Santa Catarina organizadas macrorregionalmente.
É responsável pelo componente Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência da Região e pelas transferências de pacientes graves da região. Faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema.
Além disto intermedia, através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.