FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Por conta de um ciclone extratropical, chuvas podem causar alagamentos neste início de feriadão

Ciclone Chuva Tempo Alerta sul temporais

Durante esta sexta-feira, 25, a previsão é de chuva moderada a forte, com risco de temporal no Estado.

Aviso meteorológico da Epagri/Ciram emitido às 9h desta sexta-feira, 25, alerta para as condições do clima no Litoral catarinense durante este feriadão de Páscoa, por conta da atuação de um ciclone extratropical no sul do Brasil.

A Defesa Civil de Santa Catarina mantém estado de atenção por conta da probabilidade de manter-se a previsão de mar agitado, ressaca e alagamentos durante o fim de semana.

Credisol
Maderonchi
Coopera
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

O Aviso Meteorológico afirma que:

Nesta sexta-feira (25/03), o céu permanece encoberto com condições de chuva moderada a forte em todas as regiões catarinenses em boa parte do dia, devido a um sistema de baixa pressão no Sul do país. O volume de chuva previsto em média, varia de 60 a 80 mm na maior parte de SC podendo superar 100 mm principalmente no Litoral. Risco de temporal com ventania e até mesmo granizo. No Oeste e Meio Oeste, a chuva diminui no final do dia.

No sábado (26/03) ainda ocorre chuva mais forte no Litoral com acumulado de 30 a 50 mm, na madrugada e início da manhã. No decorrer do dia, a instabilidade e a condição de chuva diminuem em todo o Estado.

Em relação ao mar, a Defesa Civil também emitiu um aviso:

Entre a tarde de sexta-feira (25/03) e sábado (26/03), rajadas de vento de 70 a 100 km/h no Litoral de SC e mar muito agitado a grosso, com picos de onda de 3,0 a 4,0 m. Condição de ressaca, desaconselhável à navegação de pequenas e médias embarcações.

Essa condição adversa é favorecida pela intensificação de um ciclone extratropical no Sul do Brasil. Além do vento forte e ressaca há previsão de alagamentos na região costeira de Santa Catarina, entre os dias 25 e 27/03, devido também à influência da maré viva.

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/Inundações: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Mar agitado: risco para navegação e atividades de pesca.

Francine Ferreira – Defesa Civil SC


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé 02

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo