A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou nesta semana as cerimônias de formatura do Curso de Formação de Soldados (CFSd 2016). A corporação está formando 695 novos soldados que serão distribuídos pelo Estado. São formados 373 novos soldados que participaram do CFSd no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Somente em Criciúma, foram formados 61 soldados.
O CFSd 2016 teve duração de sete meses, com carga horária de 1.204 horas/aulas e 45 horas de estágio, com disciplinas na área de direito, tiro policial, ordem unida, educação física militar, defesa pessoal e técnicas de polícia ostensiva, entre outras.
A turma de formandos leva o nome do soldado Vinícius Alexandre Gonçalves, que faleceu no dia 16 de setembro de 2016, na Capital, quando fazia policiamento na comunidade Morro do Horácio, no Bairro Agronômica. A guarnição composta pelo soldado Alexandre foi recebida a tiros, e ele foi atingido por um dos disparos.
Os novos soldados vão atuar nas 11 regiões operacionais da Polícia Militar, em 31 municípios catarinenses. Eles foram distribuídos pelos batalhões seguindo critérios técnicos e objetivos, que levaram em conta os índices criminais da região, efetivo existente na unidade e a relação número de habitantes por policial militar. Os soldados poderão ser remanejados para outras cidades atendidas pelo batalhão. Confira a distribuição do efetivo.
A 5ª Região Policial Militar (RPM) de Joinville irá receber o maior contingente: 100 soldados. Na sequência, estão a 7ª RPM de Blumenau, com 90 militares; e a 1º RPM de Florianópolis, com 88.
O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm, falou que os novos policiais formados representam um significativo reforço ao efetivo disponível na corporação. “Buscamos combater a violência e a temos enfrentado com muito trabalho e investimentos por parte do Governo. Queremos que a instituição continue sempre numa crescente de bons serviços e de excelência naquilo que se propõe a fazer em prol da sociedade”, disse o comandante.
O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, destacou o esforço do governo nas ações relacionadas à área. “Estamos entregando mais de 700 novos profissionais para a sociedade catarinense. Em seis anos, só na PM, já foram mais de 3,5 mil inclusões. É um ato fundamental para a continuidade dos trabalhos da Polícia Militar e para o aumento da segurança da população”, finalizou.