A Polícia Civil, por meio da Draco/Deic, prendeu um homem apontado como lideração da facção criminosa resposável pelos ataques em SC no início de setembro. No começo da noite de quarta-feira, 20, após monitorar um veículo em Governador Celso Ramos, equipes da Draco/Deic abordaram um homem, de 31 anos, natural de Rio Azul (PR) e durante a revista foi localizada na cintura do indivíduo uma pistola Glock calibre 9mm, com 17 munições intactas, além de material que o vincula à organização criminosa.
No local ainda foram encontradas diversas cápsulas de 9mm, deflagradas pelo indivíduo no dia anterior, quando testava uma pistola.
Assim, foi dado voz de prisão, que foi conduzido para a sede da Deic, em Florianópolis, onde foi autuado em flagrante pela prática dos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e de participação em organização criminosa.
Após a deflagração da Operação Independência, no dia 7 de setembro, a Polícia Civil continuou as investigações para retirar de circulação lideranças chaves da organização criminosa que atua em Santa Catarina.