Vários são os motivos para ler este livro, O Poder do Agora de Eckhart Tolle e quero apresentar alguns deles:
1 – O autor fala do pensamento de uma forma inusitada, como se ele fosse independente de cada pessoa. O pensamento é uma voz que está dentro de cada um de nós e se não conseguimos dominá-lo, ele nos domina. “Você consegue se livrar da sua mente quando quer? Já encontrou o botão que a desliga?” (página 20).
2 – Depois de saber disso, a proposta é ouvir a voz (o pensamento) de forma imparcial, sem julgar nem condenar, apenas ouvir o que ela está dizendo, assim você toma consciência.
3 – A proposta do livro é estar totalmente presente em tudo o que se faz. Isso é muito difícil, mas tendo essa consciência é possível dar o primeiro passo. O passado e o futuro trazem sentimentos contraditórios, muitas vezes sofrimento, angústia e ansiedade. É preciso desapegar.
4 – O autor quer fazer o leitor entender que é importante ter consciência de que o momento presente é tudo o que ele tem, então o agora tem que ser o foco da vida. A vida é o agora.
5 – É possível estabelecer objetivos e trabalhar para alcançá-los, porque existem etapas e viver o agora é respeitar cada uma delas.
6 – O livro aponta formas de viver no agora e como é possível escapar da armadilha da insatisfação.
7 – Tem também um exercício simples de meditação para quem quer acalmar a mente.
8 – O medo e a raiva também são temas abordados. Como eles podem prejudicar?
9 – O livro é rico em conteúdo, em proporcionar reflexões, em apresentar ao leitor o que pode estar causando tanto sofrimento e insatisfação e muito mais.
10 – Diante disso há formas de reverter os sentimentos ruins e o autor indica algumas delas. Isso pode ser bem difícil, mas não é impossível.