A Associação Empresarial de Criciúma recebeu os candidatos às eleições na noite desta quinta-feira, 13.
A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebeu na noite desta quinta-feira, 13, os candidatos a senador, deputado federal e estadual com domicílio eleitoral no Sul para a entrega do documento Voz Única. Recepcionados pelo presidente da Acic, Moacir Dagostin, e pelos vice-presidentes das regionais Sul e Extremo Sul da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Samuel Ramos de Lima e Filipe Pavei, respectivamente, os 20 candidatos presentes receberam o documento. O Voz Única possui 44 páginas e traz um resumo das opiniões de 80 mil empresários filiados às entidades que fazem parte da federação.
“Este documento é muito valioso para os que forem eleitos, pois ajudará a direcionar o trabalho e contribuirá para o desenvolvimento da região e de todo Estado”, destaca o presidente da Acic.
Entre os candidatos presentes estiveram nove candidatos a deputado federal, nove a deputado estadual, e o candidato ao Senado, Lucas Esmeraldino.
O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, ressaltou a pergunta que a cartilha responde: O que SC precisa?. “Levantamos junto as nossas associações empresariais e cerca de 80 mil empresários as principais necessidades catarinenses voltadas ao desenvolvimento sustentável para que possamos juntos sim fazer um Estado melhor para se viver”.
A Facisc apurou 702 demandas dos empresários, nos setores de infraestrutura, gestão pública, questões tributárias, segurança, educação, saúde, entre outros. “O documento apresenta os pleitos em cada área, e quais setores são mais preocupantes na visão dos empresários”, destaca Zulauf. A infraestrutura é um dos maiores destaques. Foram 331 pedidos feitos de melhorias na área, com foco nas rodovias que cruzam Santa Catarina. “Precisamos mais atenção de cada um dos eleitos a esses pontos apresentados”, pontua.
Melhoria da gestão pública
O segundo maior destaque é a gestão pública. Ao todo, foram apontadas 95 demandas nesse setor, com foco principalmente em políticas públicas e gestão da máquina do governo. No terceiro e no quarto lugar aparecem questões tributárias e a segurança pública, respectivamente. Sobre os tributos, destaca-se a necessidade de foco na estrutura tributária e na distribuição de recursos federais para o Estado.
A diretora do Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME), Eloana Casagrande, destacou a disparidade salarial entre homens e mulheres em Santa Catarina e a inclusão do empreendedorismo na grade curricular.
O presidente do Conselho Estadual do Jovem Empresário de Santa Catarina (Cejesc), Antônio Carlos Guimarães Neto, apresentou entre as principais demandas dos jovens empreendedores, a simplificação do processo de abertura de empresas, o estímulo ao empreendedorismo através da criação de incubadoras e a capacitação empreendedora.
Prioridades do Sul
As associações empresariais de Braço do Norte, Capivari de Baixo, Garopaba, Gravatal, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Rio Fortuna e Tubarão apresentaram ao todo 70 pleitos. A infraestrutura continua sendo o carro-chefe, com mais de 65% das solicitações.
As associações destacaram entre os 70 itens, as cinco prioridades de extrema urgência:
- Construir a Ferrovia Litorânea.
- Ampliar a pista e construir o terminal de cargas do Aeroporto Regional.
- Pavimentar a Serra do Corvo Branco.
- Adequar e recuperar a SC-370 trecho Tubarão x Rio Fortuna x São Ludgero.
- Ampliar o efetivo e os investimentos em equipamentos para Polícias Civil e Militar.
Prioridades do Extremo Sul
As associações empresariais de Araranguá, Balneário Rincão, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Jacinto Machado, Nova Veneza, Orleans, Sombrio, Urussanga apresentaram ao todo 56 pleitos. A infraestrutura continua sendo o carro-chefe, com mais de 39% das solicitações.
As associações destacaram entre os 56 itens, as cinco prioridades de extrema urgência:
- Construir o Centro Regional de Inovação, sediado em Criciúma.
- Concluir a pavimentação da Serra da Rocinha (BR-285).
- Extinguir as ADRs, antigas SDRs. Diminuir o número de comissionados e utilizar os funcionários concursados que estão em outros órgãos.
- Estadualizar o Hospital Materno Infantil Santa Catarina.
- Elaborar o Plano de Desenvolvimento para o Sul do Estado com metodologia de implantação, incluindo políticas de atração de novas empresas.
Palavra aos candidatos
O presidente do Observatório Social de Criciúma, Sinézio Volpato, também apresentou no evento a ações da entidade em busca da melhoria na gestão pública.
Ao final do evento foi aberta a palavra livre aos candidatos que puderam se comprometer com as demandas apresentadas e expor em um minuto suas bandeiras de campanha.
Confira a cartilha VOZ ÚNICA no site.