As PANCs foram tema de formação e podem vir a fazer parte da merenda escolar.
Uma dia de aprendizado para 68 mulheres de Forquilhinha que atuam como agente de serviços gerais e também como diretoras nas unidades de ensino do município. No início deste mês, foi momento de conhecer mais sobre as Plantas Alimentícias não Convencionais, que vem despertando o interesse das pessoas e que possibilita criar várias receitas saborosas e nutritivas.
As PANCs são plantas facilmente encontradas, mas como a maioria das pessoas não conhece suas funções alimentares elas raramente são introduzidas ao cardápio.
A nutricionista Daniela Hobold, que atua no setor de alimentação escolar de Forquilhinha, destaca que estas plantas, que muitas vezes são vistas como inço, são uma rica fonte de energia. “Conhecer e utilizar as PANCs, além de proporcionar outros benefícios, é uma forma de contribuir para o consumo mais sustentável” garante.
Organizada pelo setor de alimentação escolar com apoio da Secretaria de Educação, o objetivo da formação foi de enriquecer o cardápio, além de falar sobre boas práticas quanto a manipulação de alimentos.
“Essa formação é importante, pois amplia o conhecimento pessoal e profissional das agentes. Além de ser uma forma de conhecer os alimentos e seu lado mais nutritivo, pois a intenção é em breve incluir estas plantas na alimentação escolar”, completa a nutricionista Tamiris de Aguiar Benfato.
Algumas receitas foram criadas com ingredientes especiais, como: Ora pro nobis, Caruru, Beodroega, Entrecasca do aipim, Picão Branco, Coração da bananeira, Cascas de melancia, entre outras.