Wilciney Villan – CRA-SC 26.947 – mestre em desenvolvimento socioeconômico, administrador
Sócio na Strategyinc – Strategy, Innovation and Competitiveness Consulting Business
O semestre outubro-março é o semestre do planejamento estratégico. Momento de fazer, refazer e atualizar o planejamento estratégico da organização. Mas não é sempre assim. Isso depende do ano operacional. Uma empresa que tem maior desempenho durante o verão deve ter seu planejamento estratégico feito antes disso. De modo geral, se a organização não possui planejamento estratégico, qualquer hora é a hora certa para fazer um.
Algumas etapas são cruciais para o planejamento. A primeira delas é:
Não faça o plano para deixar na gaveta.
Abaixo segue um roteiro que costumo seguir ao elaborar um planejamento estratégico. Espero que lhe seja útil também.
- Consciente da necessidade de não deixar o plano na gaveta, monte uma equipe para dar sequencia em todas as etapas seguintes.
- Com a equipe montada estabeleça a missão da organização, paralelamente faça pesquisas no macroambiente e no seu setor de atuação para identificar oportunidades e ameaças.
- Estabeleça os valores da organização.
- Utilize da criatividade e com um horizonte de tempo definido, pode ser no final do quinto ou décimo ano a partir deste, e imagine como sua empresas vai estar. Como você gostaria que ela estivesse no final deste período?
- Estabeleça a visão da empresa para o ano que você desejar (20XX).
- Considere esta visão sua meta estratégica e estabeleça indicadores de desempenho para medi-la.
- Com os dados pesquisados sobre o macroambiente e sobre o setor de atuação da organização classifique as variáveis em duas. As que vão ocorrer com certeza e as que podem ocorrer.
- Com isso desenvolva cenários. Quatro cenários são suficientes para que a equipe possa discutir e identificar qual é mais provável de acontecer.
- Estabeleça seus fatores críticos de sucesso. Aqueles que você não pode abrir mão para se manter competitivo.
- Estabeleça sua matriz SWOT e as estratégias principais, ou estratégias chave, para competir com estas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dentro do cenário identificado previamente.
- Com base no Balanced Score Card indique os objetivos estratégicos da organização e monte seu mapa estratégico.
- Neste ponto os objetivos estratégicos viram metas, ou seja, possuem um indicador e prazo para conquistá-las.
- Defina seu modelo de negócios para perseguir estes objetivos estratégicos (metas).
- Capture sua meta estratégica e juntamente com estas recém estabelecidas, elabore planos de ação, aplique estes planos e acompanhe durante todo o tempo de execução.
Desta forma o planejamento estratégico da organização aborda muitas variáveis e fica mais complexo, porém tenta abordar e discutir inúmeras variáveis que atingem uma organização. É deste modo que penso em planejamento estratégico. É desta forma que tenho trabalhado e os resultados são visíveis, principalmente em momentos de mudanças nos planos de ação e visualização do futuro.
Espero que todos tenham um excelente fim de ano e aproveitem o roteiro sugerido aqui, para formalizar seu planejamento estratégico pessoal, para que as metas delineadas no inicio do ano, sejam alcançadas no ano que chega. Boas festas!
